Caixas secas: passa de mil unidades o número de caixas secas limpas em Linhares
Passou de mil o número de caixas secas limpas pela Secretaria de Agricultura em suas três frentes de trabalho: São Rafael, Farias e São Francisco de Doutor Jones, desde meados do mês de março quando iniciaram os serviços. A quantidade de sedimentos (terra) retirados até o momento foi de 8 milhões de m³ que, se não fossem as caixas para reservá-los, iam parar nos mananciais, podendo causar o assoreamento, ou a obstrução das estradas pela lama nas propriedades rurais.

As caixas secas são reservatórios de água escavados (buracos) às margens das estradas que têm a função principal de reter água da chuva e os sedimentos sólidos. As 1.006 caixas limpas até o momento equivalem a 40 milhões de litros de água acumulados.
O produtor André de Souza Duda, que também é diretor-presidente da Associação de Produtores da Comunidade de Santa Cruz, comentou sobre os benefícios que as caixas trazem. “Já foram limpas as caixas em todas as propriedades aqui da região. É muito importante essa limpeza, dando assim continuidade a esse programa que traz muitos benefícios aos produtores e ao meio ambiente como diminuir a erosão, segurar milhares de litros de água no solo alimentando as nascentes e, ainda, preservar por mais tempo as estradas de roça”, disse o produtor.
A construção e manutenção das quase 6 mil caixas secas existentes nas localidades de São Rafael, São Francisco de Doutor Jones, Pedrolândia, Farias e Desengano, fazem parte do Programa Municipal de Conservação de Água e Solo. O programa engloba, além da construção de barragens, a manutenção das nascentes, o manejo da irrigação, dentre outros, para melhorar as condições de trabalho das comunidades rurais, visando a produção sustentável.
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que juntas as quase 6 mil caixas têm capacidade para armazenar 243 milhões de litros d’água, ajudando na conservação das estradas, trazendo melhorias para o lençol freático e segurando mais a erosão. Em São Rafael já foram construídas 2,3 mil unidades; Em São Francisco de Doutor Jones cerca de 1,1 mil; Em Pedrolândia, 920; No Farias, 900; e 730, em Desengano.
“As caixas secas contribuem para a preservação dos rios e dos carreadores, que são as estradas entre as plantações dentro das propriedades. Tão importante quanto a construção é a limpeza para retirada dos sedimentos acumulados em decorrência das chuvas, por isso, sempre que necessário os serviços são concentrados na limpeza das caixas, conforme planejamento”, lembrou o secretário.
Fiorot informou, ainda, que após a conclusão dos trabalhos nessas três frentes, os serviços seguirão para as localidades de Pedrolândia e Desengano. Para a manutenção das caixas secas, a Prefeitura de Linhares disponibiliza uma retroescavadeira e uma caçamba.