Assistência Social reforça rede de proteção à criança e adolescente junto aos profissionais que atuam na UPA Infantil
Com o objetivo de continuar oferecendo um atendimento rápido e humanizado para as crianças e adolescentes que são vítimas de abuso sexual, a equipe da secretaria municipal de Assistência Social promoveu na manhã desta segunda-feira (17), um encontro de conscientização para dialogar com os profissionais de saúde que atuam na Unidade de Pronto-atendimento Infantil 24 horas (UPA), no bairro Shell.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, durante o encontro foi discutido sobre a rede de serviço de proteção, escuta qualificada, acolhimento humanizado e os sinais que a criança apresenta quando está sofrendo a violência sexual.
“O combate e o enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes deve fazer parte da nossa rotina diária. A luta não é só dá Assistência Social, pois perpassa por diversas políticas, como a saúde, por exemplo, que é uma grande parceira na acolhida dessas vítimas e na oferta de um atendimento integral”, destacou a secretária.

A diretora da UPA 24 horas, Débora Barros Tesch, participou do momento e reforçou que os profissionais que atuam na Unidade também têm um papel fundamental para identificar possíveis características das crianças que são violentadas sexualmente, e posteriormente fazer o encaminhamento do mesmo para a secretaria de Assistência Social, local que a vítima receberá todos os atendimentos necessários.
“Esta integração entre as secretarias de Assistência Social e Saúde é de extrema importância para identificar possíveis sinais de agressões sexuais e prestar atendimento o mais rápido possível para estas crianças e adolescentes. Vale reforçar que a luta contra este tipo de crime é de toda sociedade e não somente das duas secretarias e os Conselhos Tutelares, por exemplo,”, reforçou a diretora.
As denúncias contra os casos de violação sexual infantil podem ser realizadas anonimamente, no Disque 100 ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99856-7562, que funcionam 24 horas.
Conforme a programação da campanha Maio Laranja da secretaria municipal de Assistência Social, nesta terça-feira, 18 de maio, dia em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, serão realizadas várias ações de combate e prevenção a essas práticas.
Confira abaixo a programação:
7h30min – Panfletagem nos sinais do centro, Lagoa do Meio e Movelar
8h – Circulação de carro de som pelas ruas do distrito de Bebedouro
9h – Circulação de carro de som pelas ruas do bairro Nova Esperança
19h30min – Live para reforçar sobre a rede de atendimento e os sinais de violência nas crianças e adolescentes que são violentadas sexualmente. A live será transmitida no instagram do Cantarolar: @cantarolar_linhares.