GranExpoNorte terá exposição fotográfica sobre o povoado de Desengano

O auditório 3 da Exposição Agropecuária Norte Capixaba (GranExpoNorte) receberá uma exposição fotográfica que retrata as várias nuances da história do distrito de Desengano, território de Linhares na divisa com Aracruz. Trata-se de um retrato claro de uma época vivida pelo meio rural da cidade que sedia o evento.

A exposição contará com 36 fotos impressas em papel museológico de 20 por 30 centímetros, que retratam a geografia local, casas em ruínas, documentos históricos, utensílios e móveis antigos. Há, por exemplo, fotos de uma concertina encontrada em um sotão no distrito e de uma queijaria local. O papel museológico garantirá que as fotografias mantenham sua qualidade por pelo menos 100 anos.

As imagens foram registradas em 2006 pelo fotógrafo linharense Leonardo Machado. "A arquitetura da localidade é antiga e algumas casas estao em ruínas ou abandonadas. O êxodo rural é visível. Inclusive, há casas que fotografei lá que já não existem mais", afirma o fotógrafo. A curadoria da exposição ficará sob a batuta do historiador e mestre em História da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, em Havana (Cuba), Antonio Bezerra Neto.

Sobre GranExpoNorte & Brasil PapayaFest

A GranExpoNorte & Brasil PapayaFest ocorrem da quarta-feira, 2 de abril, ao sábado, 5, com entrada gratuita. De quarta a sexta, das 14 às 18h, haverá programação para convidados especialmente direcionada a produtores rurais, técnicos e estudantes pré-inscritos na GranExpoNorte. Das 18 às 22h, a feira é aberta ao público, assim como será no sábado, das 10 às 22h. 

O evento é realizada pelo Sindicato Rural de Linhares, pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), tem como principal apoiadora a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura; a co-promoção é do Governo do Estado do Espírito Santo, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES); a organização é da GranExpoES.