Coronavírus: músicos da Prefeitura criam projeto ‘Cantarolar’ e levam alegria para assistida de 102 anos em Bebedouro

Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, músicos da Prefeitura de Linhares que atuam na secretaria municipal de Assistência Social decidiram criar o projeto ‘CantaroLAR’ e usar o dom que têm para levar alegria, amor e união aos idosos assistidos dos sete Centros de Referência e Assistência Social. Todas as atividades dos Cras de Linhares foram suspensas no início da pandemia.
A segunda parada do projeto não poderia ser mais especial: a casa da Dona Derly das Neves Costa Lima, moradora do distrito de Bebedouro, e que na próxima sexta-feira, dia 1º. de maio, celebra 102 anos de idade. A festa de aniversário antecipada foi uma surpresa para ela e para a família. A primeira apresentação do ‘CantarLAR’ foi no bairro Interlagos.

E um detalhe muito importante: todos os músicos e todos os familiares adotaram as medidas de prevenção contra o coronavírus, como o uso de máscaras e a higienização das mãos e dos instrumentos. O projeto esteve na manhã desta terça-feira (28) em Rio Quartel e na próxima quinta-feira, dia 30, estará levando música para assistidos do Cras do bairro Aviso.
“Estou muito feliz e emocionada com esta surpresa e com estas canções tão maravilhosas em frente a minha casa. Só tenho a agradecer a Deus por esse momento especial e pelo meu aniversário de 102 anos. Estou muito emocionada e preciso agradecer, de coração, a esta equipe maravilhosa do CRAS” disse dona Derly.
“Além de nos aproximarmos como músicos, nosso objetivo é transmitir uma mensagem de conforto para os assistidos e também para a sociedade, para as comunidades, pois a música tem esse poder de unir as pessoas, emocionar e transmitir paz, mesmo em momentos difíceis”, disse o Maestro Adimar Salvador Zardo, coordenador de Educação Musical dos Cr4as de Linhares.

O maestro faz questão de frisar que o projeto ‘CantaroLAR’ segue todas as medidas de prevenção contra o coronavírus e tem o objetivo de levar alegria e esperança para os idosos assistidos nos sete CRAS do município durante a pandemia. “Nossa equipe adotou todas as medidas de prevenção contra o coronavírus para executar o projeto, principalmente o distanciamento. Antes de visitarmos os idosos também pedimos a autorização da família”, destacou.
A neta de Dona Derly, Alessandre Lima Ferreira, 40 anos, participou do momento e disse que sua avó é muito abençoada. Ela também pontuou que a iniciativa da Prefeitura é de extrema importância para os idosos durante o isolamento social.

“Em janeiro vovó teve um problema cardíaco e passou por uma cirurgia. Na idade dela ficamos muitos preocupados, mas deu tudo certo e ela se recupera muito bem. Só tenho a parabenizar Prefeitura por proporcionar momentos alegres e especiais aos idosos nesse momento de pandemia, principalmente minha avó que teve o seu dia mais feliz”.

“Pra mim é uma honra fazer parte desse projeto, porque muito mais do que mostrar nossa arte estamos conseguindo alegrar nossos vovôs e vovós nesse momento de isolamento social”, afirmou a educadora musical do CRAS do bairro Aviso, Wanessa Reis.
“Este é um momento delicado, que precisamos nos unir em ações que minimizem o estresse e a tristeza do confinamento, sobretudo quando se trata de idosos. Pequenos gestos fazem uma grande diferença e é isto que as equipes da secretaria de Assistência Social fazem neste momento com este lindo projeto de música”, afirma o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.