Ler é futuro: estudante aproveita as férias para levar irmãos à Biblioteca Pública de Linhares

Compartilhar conhecimento e estimular a leitura durante as férias escolares em família. Este é o objetivo da estudante Jheysilane Ricati Pinheiro que  resolveu curtir o recesso escolar de forma lúdica e em meio aos mais 30 mil exemplares disponíveis na Biblioteca Pública Municipal Antônio de Azevedo Lima, localizada na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição. Os irmãos dela, Pedro Jeferson de Araújo de Jesus, Felipe Araújo Rodrigues de Souza e Anne Caroline Ricati Pinheiro eram só alegria quando se depararam com a imensidão de títulos nas prateleiras da biblioteca.

Apaixonada por leitura desde pequena Jheysilane destaca que a semana de férias não é dedicada apenas para brincadeira, mas sim para colocar a leitura em dia e compartilhar o que melhor os livros tem para oferecer: conhecimento. “Estou aproveitando a semana de férias para aprimorar minha leitura e o meu conhecimento. Além disso, quero despertar nos meus irmãos o desejo de ler desde cedo. Tenho certeza que só temos a ganhar com essa atitude no futuro”, destacou.

A aluna que cursa o 7º ano na EMEF “Zeferino Batista Fiorot”, no bairro Santa Cruz, também aproveitou o momento para convidar seus colegas a fazerem uma visita à biblioteca. “Quem tirar um tempinho nesta semana para visitar a biblioteca não vai se arrepender. É um ambiente muito aconchegante com vários exemplares a disposição, além de ser de fácil acesso. Convido os meus colegas e a todos que amam ler para visitar este local que é mágico”, convidou.

“É um belo exemplo a ser seguido. Muitos alunos como a Jheysilane também devem aproveitar o recesso escolar para visitar a nossa biblioteca. Contamos com um acervo bem diversificado que promoverá o lazer e diversão de todos. Além disso, nosso objetivo maior é incentivar a leitura no período de férias”, destacou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho.

São mais de 30 mil livros também disponíveis para empréstimo e consulta no local. Os usuários têm livre acesso as estantes. O espaço também possui um jardim arejado com gazebos floridos, onde é possível realizar a leitura de jornais e revistas, além de ser um dos pontos da rede wi-fi, disponibilizando internet gratuita para seus usuários.

Funcionamento

A Biblioteca Municipal Antônio Azevedo Lima fica localizada na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro de Linhares. Nesta semana de férias a Biblioteca funcionará normalmente de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas.

Mais informações pelo telefone (27) 3372-2125.

Locação

A biblioteca também faz empréstimos de até três livros por um período de 10 dias, podendo ser renovado. Os interessados em fazer empréstimos de livros devem possuir a carteirinha de usuário da biblioteca. Quem quiser requisitar a carteirinha deverá levar um documento pessoal e um comprovante de residência.

A carteirinha é gratuita e disponível para usuários de todas as idades.

Aproveite para devolver livros

As férias também podem ser uma boa época para devolver livros a Biblioteca Pública Municipal de Linhares, que enfrenta um sério problema com usuários que deixam de devolver os exemplares retirados por meio de empréstimo.

Somente neste ano, são 700 exemplares não devolvidos pelos usuários e de acordo com levantamento, de 2012 a 2019 são 2.327 exemplares que não retornaram às prateleiras da biblioteca, que é ponto de estudo e pesquisa de crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais.