Exposição Olhares diversos sobre Regência Augusta
Quem passar pela Pizzaria Villa Esperança no Centro de Linhares até o dia 30 de abril poderá conferir a exposição fotográfica "Olhares diversos sobre Regência Augusta", de Charlene Sales Bicalho.
As fotos retratam o cotidiano humano e bucólico da Vila de Regência Augusta. A inserção da fotografia faz parte da política cultural da Secretaria de Cultura.
Estão em exibição 13 fotos de 20x30cm. A exposição foi aberta no sábado, 9.
Confira a curadoria
Ensaio fotográfico: olhares diversos sobre Regência Augusta
É bom se ater ao universo fotográfico de Charlene Sales Bicalho, Mestranda em Administração, embora disponha de um escopo excepcional para avivar registros fotográficos.
Em sua exposição Ensaio Fotográfico: olhares diversos sobre Regência Augusta, a fotógrafa registra com sensibilidade os muitos aspectos humanos da famosa Vila. Percebe-se nas imagens o bom ócio, as conversas triviais travadas em minúsculas casas, as mãos cândidas de uma criança ante o império da festa de São Benedito, gracejos de adultos, afetos amorosos e a triunfal festa do congo onde reina uma miscigenação tão impregnada de vida.
A busca das imagens deixou de ser uma busca de fatos, mas também uma fragmentação desses fatos. Na multiplicidade, elas estão cada vez mais se perdendo. Hoje, não se sabe onde está o original, não se tem mais a proximidade com a realidade, não existe ponto fixo. A realidade é indetectável. As imagens são profecias de uma época e hoje não passam de reflexos em vidros sem ponto de referência.
Em Charlene não há uma condescendência em transformar o fotografado em pessoa "cosmeticamente bonita" pelo contrário, a fotógrafa busca a "beleza da perenidade", sempre atemporal capaz de delimitar um espaço de autenticidade antropológica.
Na verdade, Charlene realiza em seu trabalho minudências poéticas capazes de insinuar uma renovação na linguagem fotográfica. Seu trabalho finta "o lugar comum" e apresenta a possibilidade da autenticidade do belo.
Palavras chave: Regência Augusta, antropologia, miscigenação, folguedos, sociedade simples, cotidiano, estética.
Antônio Bezerra Neto
Secretário Municipal de Cultura