Dia Nacional de Combate ao Fumo é celebrado em Linhares

No dia 29 de agosto comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo e para celebrar a data a Secretaria Municipal de Saúde de Linhares, por meio do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, vai levar para a população informações sobre os malefícios causados pelo tabaco e falar sobre os serviços oferecidos pelo programa.

Uma tenda será montada na rua Capitão José Maria, no centro da cidade. Materiais educativos serão distribuídos no intuito de sensibilizar a população sobre a importância de lutar contra o fumo. A ação acontecerá no dia 30 de agosto, das 8 às 11 horas.

Saiba mais sobre o Programa Municipal de Controle do Tabagismo

Criado no ano de 2002, o Programa Municipal de Controle do Tabagismo de Linhares tem como principal objetivo estimular os pacientes a deixar de fumar e prevenir a iniciação ao uso do tabaco por crianças e adolescentes, na busca por reduzir a mortalidade causada pelo tabagismo e outros fatores de risco. Atualmente em média 500 pacientes são acompanhados pelo programa. O tratamento é gratuito.

O primeiro passo para quem deseja participar do programa é ter o desejo de parar de fumar. As atividades realizadas pelo programa vão desde atendimento individual com médico, psicólogo, enfermeiros, assistentes social, atendimento em grupo com reuniões e atividades sócio educativas através de palestras e oficinas nas escolas e empresas.

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo funciona no Núcleo de Atenção e Promoção a Saúde (Naps), localizado na avenida João Felipe Calmon, no Centro. O horário de funcionamento é das 7 às 17 horas. O telefone para contato é o (27) 3372 – 7424.