Retrospectiva 60+ promove alegria e emoção entre os idosos assistidos nos CRAS e seus familiares em Linhares

A segunda edição do Retrospectiva 60+ ficou marcada por muita alegria, brincadeiras, descontração e emoção entre os idosos assistidos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Linhares e seus familiares no Guararema Clube, no Centro da cidade, na tarde desta quinta-feira (15). O evento reuniu mais de 300 idosos e teve o objetivo de relembrar e comemorar todas as atividades de convivência do projeto Vivenciarte que foram realizadas ao longo deste ano de 2022 com os vovôs e vovós do município. O Retrospectiva 60+ é uma iniciativa da secretaria de Assistência Social.

O evento reuniu mais de 300 idosos no Gurarema Clube, no Centro da cidade. Fotos: Kevyn Fracalossi.


Antes do início do evento, o público se emocionou ouvindo várias músicas Gospel com o grupo Família Falcão. Já a abertura do evento ficou por conta dos personagens vovô Ademar e vovó Mozinha que mostraram ter muito molejo colocando o público para dançar. Na oportunidade, eles aproveitaram para apresentar a nova integrante do Vivenciarte a ‘Vovó Deja’. Em seguida, os idosos realizaram diversas apresentações artísticas e culturais.

O grupo Família Falcão encantou o público presente.


Por fim, o público se encantou com uma Cantata de Natal feita com muito carinho pelos idosos do CRAS Rio Quartel. Além disto, o evento ficou marcado com uma homenagem à saudosa Tereza Ortoloni que foi uma das participantes do retrospectiva 60+ em 2021 e era uma das assistidas do CRAS Rio Quartel.


Daniel Rodrigues Ortolani que é um dos filhos da saudosa Tereza ficou muito emocionado e agradecido com a homenagem. “Minha mãe foi uma das vítimas da covid na cidade e queria muito que ela ainda estivesse aqui conosco. Achei a homenagem justa, porque ela estava sempre presente nas atividades do Vivenciarte, projeto ao qual ela amava muito participar. Fiquei bastante emocionado e agradeço aos organizadores do evento que se preocuparam em fazer esta linda homenagem para minha mãe aqui hoje”, disse emocionado.

Daniel Rodrigues Ortolani que é um dos filhos da saudosa Tereza ficou muito emocionado e agradecido com a homenagem.


Já dona Maria das Graças Gomes Moraes, de 70 anos, que é uma das assistidas do CRAS Interlagos estava bastante animada na plateia. “O Retrospectiva 60+ é um evento muito maravilhoso e divertido. Estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui hoje compartilhando este momento com minhas amigas. Todos estão de parabéns e espero estar aqui em 2023 comemorando o encerramento das atividades com minhas colegas do Cras”, comentou.

Dona Maria das Graças Gomes Moraes estava bastante animada na plateia.


O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou que o projeto Vivenciarte tem a nobre missão de cuidar dos idosos no município. “O Vivenciarte é referência para todo o Espírito Santo e está fazendo um excelente trabalho com os nossos idosos. É um projeto que além de se preocupar em prestar todos os cuidados aos nossos vovôs e vovós, também visa promover socialização entre eles. Vamos continuar dando total apoio a este projeto que colabora muito para garantir mais qualidade de vida aos idosos assistidos nos Cras de Linhares”, afirmou o prefeito.

Bruno Marianelli – prefeito de Linhares.


“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Estamos encerrando mais um ano com o sentimento de dever cumprido e com a expectativa de ampliar ainda mais as atividades do Vivenciarte em 2023. Nosso objetivo é continuar alcançando o maior número possível de idosos na cidade por meio do projeto”, reforçou o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni.


“O Vivenciarte é um importante projeto que vem transformando a vida dos nossos idosos para melhor, porque por meio da iniciativa são desenvolvidas várias atividades de convivência e socialização que buscam cuidar da saúde e melhorar a autoestima dos seus participantes”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.


O momento contou com a presença do prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, dos vereadores Gilson Gatti e Therezinha Vergna, da secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, da diretora do Naps, Kessy Bonicenha, do coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni, da assistente social da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Idoso, Sandra Costa da Cruz, além dos sete coordenadores dos CRAS de Linhares e familiares dos idosos.