sexta-feira, 4 de julho de 2025
  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Alunos de CEIM do Vila Betânia visitam Aeroporto Municipal de Linhares
Notícias

Alunos de CEIM do Vila Betânia visitam Aeroporto Municipal de Linhares

Os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Reino Mágico, localizado no bairro Vila Betânia visitaram nesta segunda-feira (1), o Aeroporto Municipal de Linhares. A visita faz parte do projeto Meios de Transportes e Trânsito na Educação Infantil, idealizado pela pedagoga Tânia Helena Nascimento Salomão e executado pela professora Luciana Dal’Bó Bazoni Fornaciari. Dezessete crianças, da turma de cinco anos de idade, além de conhecerem o espaço, que está em execução de obras de ampliação também puderam ver e entrar numa aeronave, muitos pela primeira vez. A missão de apresentar o avião foi do piloto Josué Kurlepsk, que é pai da estudante do CEIM, Maria Rita.

Segundo Tânia, o projeto foi desenvolvido com a proposta de apresentar os diversos tipos de transportes existentes: aquático, terrestre e aéreo. Para ela, o tema despertou a curiosidade das crianças, facilitou a percepção e distinção dos diversos tipos de meios de transportes e possibilitou uma vivência pessoal divertida e marcante. "Nós desenvolvemos o projeto com a proposta de transmitir o conhecimento dos diversos meios de transporte e todo o universo que permeia esse contexto, como a sinalização, o comportamento dos condutores e pedestres. E como o pai da nossa aluna é piloto, nós o convidamos a participar, com a missão de apresentar a aeronave para elas", explicou a pedagoga.

Josué é piloto particular de uma empresa da cidade e o avião que ele mostrou para as crianças é utilizado para transporte de passageiros. Ele conta que esta missão no projeto foi muito gratificante. "Essa oportunidade de apresentar às crianças uma aeronave é importante para aproximar uma realidade que já não é mais tão distante para os linharenses e cada vez mais fará parte do cotidiano de todos. É muito importe esse momento para as crianças e gratificante ver a empolgação deles e a alegria no rosto de cada um", declarou.

Durante o desenvolvimento do projeto, as áreas de conhecimento envolvidas foram: linguagem oral e escrita, artes, matemática, natureza e sociedade, movimento e músicas. E segundo a professora Luciana Dal’Bó Bazoni Fornaciari o estudo possibilitou novas perspectivas sobre meios de transportes. "O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, as atividades propostas em sala de aula facilitarão o acesso às informações relativas ao tema. A proposta tem importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, uma vez que nossa clientela faz uso dos carros particulares e, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomoverem, seja de bicicleta ou a pé", finalizou.