Alunos de CEIM do Vila Betânia visitam Aeroporto Municipal de Linhares

Os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Reino Mágico, localizado no bairro Vila Betânia visitaram nesta segunda-feira (1), o Aeroporto Municipal de Linhares. A visita faz parte do projeto Meios de Transportes e Trânsito na Educação Infantil, idealizado pela pedagoga Tânia Helena Nascimento Salomão e executado pela professora Luciana Dal’Bó Bazoni Fornaciari. Dezessete crianças, da turma de cinco anos de idade, além de conhecerem o espaço, que está em execução de obras de ampliação também puderam ver e entrar numa aeronave, muitos pela primeira vez. A missão de apresentar o avião foi do piloto Josué Kurlepsk, que é pai da estudante do CEIM, Maria Rita.

Segundo Tânia, o projeto foi desenvolvido com a proposta de apresentar os diversos tipos de transportes existentes: aquático, terrestre e aéreo. Para ela, o tema despertou a curiosidade das crianças, facilitou a percepção e distinção dos diversos tipos de meios de transportes e possibilitou uma vivência pessoal divertida e marcante. "Nós desenvolvemos o projeto com a proposta de transmitir o conhecimento dos diversos meios de transporte e todo o universo que permeia esse contexto, como a sinalização, o comportamento dos condutores e pedestres. E como o pai da nossa aluna é piloto, nós o convidamos a participar, com a missão de apresentar a aeronave para elas", explicou a pedagoga.

Josué é piloto particular de uma empresa da cidade e o avião que ele mostrou para as crianças é utilizado para transporte de passageiros. Ele conta que esta missão no projeto foi muito gratificante. "Essa oportunidade de apresentar às crianças uma aeronave é importante para aproximar uma realidade que já não é mais tão distante para os linharenses e cada vez mais fará parte do cotidiano de todos. É muito importe esse momento para as crianças e gratificante ver a empolgação deles e a alegria no rosto de cada um", declarou.

Durante o desenvolvimento do projeto, as áreas de conhecimento envolvidas foram: linguagem oral e escrita, artes, matemática, natureza e sociedade, movimento e músicas. E segundo a professora Luciana Dal’Bó Bazoni Fornaciari o estudo possibilitou novas perspectivas sobre meios de transportes. "O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, as atividades propostas em sala de aula facilitarão o acesso às informações relativas ao tema. A proposta tem importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, uma vez que nossa clientela faz uso dos carros particulares e, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomoverem, seja de bicicleta ou a pé", finalizou.