Linhares investe em novos reservatórios e estações de tratamento para ampliar abastecimento de água

O abastecimento de água em Linhares dará um importante salto de qualidade nos próximos anos. O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, anunciou nesta terça-feira (23) a abertura do procedimento licitatório para a construção de novos reservatórios e Estações de Tratamento de Água (ETAs) em diferentes regiões do município. O objetivo é aumentar a capacidade de armazenamento e produção de água tratada, acompanhando o crescimento populacional e o desenvolvimento da cidade.
O projeto prevê a instalação de cinco reservatórios metálicos com capacidade para armazenar 200 mil litros de água potável cada. As estruturas serão construídas nos bairros Interlagos, Aviso, Vila Maria e em dois pontos do bairro Santa Cruz, fortalecendo a distribuição e garantindo mais segurança hídrica para milhares de moradores.
Outra importante frente de investimento será a construção de três novas Estações de Tratamento de Água. No distrito de Canivete, a unidade terá capacidade para produzir 15 litros de água por segundo. Já no bairro Santa Cruz, a nova ETA produzirá 10 litros por segundo, enquanto a estação do distrito de São Rafael terá capacidade de cinco litros por segundo. Todas as obras serão executadas com recursos próprios do município.
Segundo o prefeito Lucas Scaramussa, os investimentos representam um planejamento para o futuro da cidade. “Linhares cresceu muito nos últimos anos e a infraestrutura de abastecimento precisa acompanhar esse desenvolvimento. Estamos investindo em reservatórios e novas estações de tratamento para garantir mais segurança hídrica, qualidade de vida e água chegando com regularidade para a população. É um investimento pensando não apenas no presente, mas nas próximas décadas do município”, destacou.
Além das novas obras, a Prefeitura e o SAAE também realizam melhorias no sistema de abastecimento do balneário de Pontal do Ipiranga. No bairro Jardim Laguna está a recuperação da caixa d’água da localidade, que permaneceu desativada por mais de dez anos. A estrutura passa por serviços de impermeabilização interna e outras adequações técnicas para voltar a operar plenamente.
No bairro Palmital, um novo reservatório com capacidade para 200 mil litros também será construído por meio de parceria com a iniciativa privada, ampliando ainda mais a capacidade de armazenamento da região.

