Estudantes do Ensino Fundamental da escola de tempo integral de Linhares recebem livros de inglês
O CMEIEFTI Palmital, escola de tempo integral da Prefeitura de Linhares, distribuiu na manhã desta quinta-feira (6/6), livros de inglês aos estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a entrega, os alunos fizeram apresentações musicais em inglês, com homenagens às famílias que prestigiaram o evento.
Karla Pianca, mãe da Lara Gama Pianca, esteve na escola para acompanhar a entrega. “Lara estuda na escola desde o ano passado, foi quando começou inglês. Vejo que o desenvolvimento dela é muito bom, a evolução dela foi muito rápida. Ela não tinha livros e penso que o desenvolvimento vai ser ainda melhor”, falou. “Estudar inglês é muito legal e importante para o meu futuro. Estou ansiosa para pegar o livro para fazer atividades novas”, completou a aluna do 3º ano.
Professora de inglês na escola desde que ela abriu, há 3 anos, Nyara de Nadai Carvalho comentou que o livro será um instrumento norteador dos conteúdos trabalhados em sala de aula. “O material nos dará um direcionamento e, por ser lúdico e colorido, já que nas crianças o visual delas é muito aflorado, nos ajudará muito a conduzir as aulas”. Os professores vão participar da formação para utilizar os livros.
A diretora Aline Nogueira Liberato Bianchi pontuou que os livros vão favorecer e facilitar o acesso dos estudantes a novos conhecimentos, novas interações e culturas por meio de uma experiência lúdica em língua inglesa.
“Propostas lúdicas favorecem o desenvolvimento da socialização, da interação, do pensamento crítico, da imaginação e afetividade dos estudantes. Além disso, quando o estudante gosta da aula, há maiores chances de que ele preste atenção, interaja melhor com o professor e com os colegas, e, consequentemente, assimile melhor os assuntos propostos”, comentou a gestora.
Os exemplares foram adquiridos com verba disponibilizada pelo Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), conforme explicou a secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, mérito alcançado porque o Município cumpriu com as condicionalidades do programa.
“A escola de tempo integral entre os seus diferenciais estão aulas de inglês para crianças a partir dos 3 anos até o 5º ano do ensino fundamental. Uma disciplina importante para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes e agora, com a chegada dos livros para atender o fundamental, a aprendizagem será potencializada”, disse a secretária.