Caps II realiza café da manhã e exposição em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial
A equipe de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial de Linhares (Caps II), vinculado à Secretaria de Saúde, promove na próxima quarta-feira (29), um café da manhã e uma exposição, em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no último dia 18 de Maio.
O café será às 08 horas, no Caps ll. Já a exposição acontece na Praça 22 de Agosto, das 09 às 11h. O objetivo das ações é conscientizar a sociedade quanto à importância de acolher as pessoas portadoras de alguma deficiência mental.
“Nosso objetivo com essas ações é conscientizar a sociedade que o paciente com transtorno mental não precisa se isolar, ele não precisa mais passar pela internação, e sim precisa se socializar e ser tratado de forma humanizada”, explica a secretária de Saúde Sonia Dalmolim.
A exposição é fruto das várias oficinas artesanais desenvolvidas com os pacientes de acordo com a realidade, afinidade e individualidade de cada paciente, um complementa ao tratamento que ajuda o paciente a se reestruturar e voltar às atividades normais na família e sociedade.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Em 18 de maio de 1987 aconteceu o Encontro dos Trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, São Paulo, movimento que resultou na Reforma Psiquiátrica Brasileira, definida pela Lei 10.216 de 2001.
Naquele ano estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país.
Na Luta Antimanicomial, propõe-se tratar a pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo que se concentrava na instituição hospitalar.
Caps ll
Formado por uma equipe composta por diversos profissionais da área de saúde, o Caps ll atende mais de três mil pacientes, um rodízio de 250 pacientes mês, em tratamento contínuo e gratuito a população com algum tipo de transtorno mental grave e persistente, como transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão, entre outros, com consultas psiquiátricas, psicológicas e de enfermagem, acolhimento com assistente social e medicação gratuita.
O encaminhamento do paciente é feito por meio de médicos da rede municipal de saúde (Unidade de Saúde da Família, Postos de Saúde, ou demanda espontânea do paciente que procura o órgão). O horário de funcionamento do Caps II é das 7h às 17 horas. O telefone para contato é o 27-3150-8036 ou 27 98132-0603