Maio Laranja: Estudantes participam de palestra de conscientização sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes
Maio é o mês de conscientização, combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Para conscientizar os estudantes sobre essa temática, a equipe da Orientação Psicossocial de Acolhimento e Intervenção Escolar (Opaie), da Secretaria Municipal de Educação, esteve na Emef Adelson Del’Santo, Nova Esperança. Ao longo do mês, a equipe percorrerá outras unidades de ensino para ministrar as palestras.
A diretora da escola, Mara Rubia Azevedo Costa Tessarolo, comentou sobre a importância de abordar a temática. “Esse é um assunto que muitos ouvem falar, mas não sabem como funciona. Muitas famílias também não sabem de que forma abordar a criança. Momento como estes aqui na escola é bom para a formação emocional dos alunos, para que eles entendam até que ponto é carinho ou abuso. Um diálogo pertinente para romper tabus de falar abertamente sobre um assunto que é frequente e requer atenção”, disse a diretora.
A assistente social da Opaie, Karoline França Santos, pontuou que as palestras foram divididas em dois grupos, 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º, para se trabalhar uma linguagem apropriada para cada público. Na palestra será abordado o que é o abuso e a exploração sexual, como prevenir e onde procurar ajuda.
“Vamos trabalhar com os estudantes a prevenção e orientá-los. Muitas vezes, a criança não percebe que o abuso pode ser de uma forma sutil, uma intimidação, uma chantagem como ‘não conta para ninguém’. O abusar ele vai além”, disse a assistente social.
A próxima unidade de ensino a receber a equipe, em dois horários, é a Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz.
18 de maio, dia D
A mobilização pelo dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória ao caso da menina Araceli Crespo de apenas 8 anos, que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no dia 18 de maio de 1973, no Espírito Santo.