Linhares recebeu pela primeira vez evento de abertura da Colheita de Café Conilon do Estado

O município de Linhares recebeu nesta terça-feira (14), o evento que marca a abertura da colheita do café Conilon na região Norte do Espírito Santo.

O início simbólico da colheita foi realizado no Sítio Bela Vista, do produtor Geraldo Rampinelli, na comunidade de Quartel de Cima, interior do Município.

O Prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou os esforços e investimentos que a Prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura, vem fazendo para apoiar os produtores e melhorar a cafeicultura do município.

“A cafeicultura é muito importante para economia de Linhares, é um setor que gera empregos e ajuda no crescimento da nossa cidade e nós não medimos esforços para fazer uma cafeicultura de excelência e para ajudar os produtores. Investimos em estradas, construção de caixas secas e barragens, para garantir água para irrigação. Além disso, incentivamos a produção de cafés especiais, com o programa de qualidade do café, e em políticas de atração de investimentos para trazer indústrias cafeeiras para Linhares, a exemplo da Cacique e da Olam que tornará Linhares, muito em breve, na capital mundial do café solúvel ”, destaca Bruno”, destaca Bruno.

“Para nós, enquanto secretaria de Agricultura é gratificante e muito importante receber este evento. Fazer este ato simbólico aqui em Linhares, reunir tantas autoridades, produtores rurais e empresas do setor da cafeicultura de todo Espírito Santo, é muito importante para o município e para população. A Prefeitura trabalha para tornar o município o maior produtor de conilon e se tornar referência nacional e internacional do café, na exportação de café solúvel, e este evento, com certeza, nos motiva”, ressalta o secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin.

O governador em exercício e secretário de Estado do Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, participou do evento e disse que o café é uma riqueza que tem sido uma alavanca social para centenas de milhares de capixabas. Ferraço disse, ainda, que Linhares deve se tornar, este ano, o maior produtor do grão no Estado.

“São pelo menos cinquenta mil propriedades no Espírito Santo que vivem do café. Do café conilon são duzentos mil hectares de área plantada de uma lavoura que a cada momento, a cada ano, vai crescendo em qualidade, em produtividade, em manejo, em sustentabilidade. Muito especial fazer essa abertura da colheita aqui em Linhares, o município que, de acordo com os primeiros indicativos, poderá se tornar o maior produtor de café conilon na colheita deste ano”, enfatiza.

Linhares é atualmente o segundo maior produtor capixaba de conilon. Em 2022 o município produziu 6,03% de todo café produzido no ES. Participaram do evento, produtores rurais, autoridades e lideranças comunitárias.

Dia da Colheita do Café Conilon
No Espírito Santo, o dia 14 de maio marca oficialmente o início da colheita de café Conilon. A data foi estabelecida para evitar que o produtor colha o café antes da hora certa. Desta forma garante-se a uniformidade de maturação dos grãos e mais qualidade ao produto.