Projeto Bioflorescer visita Floresta de Goytacazes e recolhe material para produção de herbário

Na última sexta-feira (03), os participantes do Projeto Bioflorescer visitaram a Flona de Goytacazes.

A aula prática em meio a natureza foi para observação de campo e coleta de folhas, flores e frutos que serão usados na confecção dos herbários.

O projeto é da Secretaria de Meio Ambiente, por meio do departamento de recursos naturais e a visita foi a segunda etapa do projeto que teve início em abril. A primeira etapa foi uma aula prática sobre botânica.

A diretora de recursos naturais da secretaria de Meio Ambiente, Juliana Guaste, fala da importância da visita, especialmente para as crianças.“Observar a diversidade de plantas, desde as árvores até as flores silvestres, enquanto exploram a natureza na mata, desperta nas crianças um senso de admiração e curiosidade. A experiência de participar de um projeto de botânica nesse ambiente rico e dinâmico oferece a elas oportunidades únicas de aprendizado prático, conexão com o meio natural e descoberta de novos conhecimentos sobre o mundo vegetal que as cercam.”

A próxima etapa do Projeto, que foi dividido em cinco partes, será a criação do herbário. Participam do Bioflorescer as crianças atendidas pela Associação Feminina do Sindimol (Afemol) e os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Bairro Santa Cruz. A última etapa do projeto será a recuperação de uma área degrada com o plantio de espécie nativa da mata atlântica