Secretaria de Educação de Linhares firma parceria com Instituto Ponte voltada ao desenvolvimento acadêmico
A Secretaria de Educação de Linhares firmou parceria com o Instituto Ponte, por meio do Programa Ponte para o Futuro. A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) oferece oportunidades educacionais e acesso a atividades de desenvolvimento dos aspectos acadêmicos e socioemocionais, do ensino fundamental à universidade, no caso da Prefeitura de Linhares, para estudantes dos 7º, 8º e 9º anos.
A Prefeitura de Linhares conta com 21 alunos da rede participando do processo seletivo que já passou pela fase online, prova presencial que envolveu questões de Matemática, Língua Portuguesa e Redação, seguindo agora para a fase de avaliação dos aspectos socioemocional e socioeconômico familiar.
Ao fazer parte do instituto, os estudantes têm oportunidades educacionais, no contraturno escolar, e em instituições parceiras com aulas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Desenvolvimento Pessoal e Hábitos de Estudos; acompanhamento pedagógico e psicológico, orientação sobre projeto de vida e carreira; projetos de enriquecimento (empreendedorismo, voluntariado, mentoria, iniciação científica e outros); curso de inglês em escolas de idiomas parceiras; possibilidade de se tornar bolsista em escolas particulares parceiras; visitas pedagógicas; encontros com os pais; lanche durante as aulas no Instituto, uniformes escolares e materiais didáticos.
A secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, disse que o Programa Ponte para o Futuro visa o desenvolvimento socioemocional e cognitivo do beneficiário.
“Esse instituto funciona em todo o país, apoiando estudantes que demonstram altas habilidades e/ou desejo em adquirir mais conhecimento para avançar na vida acadêmica. Por meio de parceria com empresas do Brasil inteiro, tem contribuindo com os estudantes incentivando e promovendo sua capacitação educacional e profissional, fortalecendo aspectos de cidadania e valores, a conquistar seus sonhos”, disse a secretária.
A parceria começou em março e foram vários os critérios de elegibilidade para participar do processo seletivo do Instituto Ponte, como: rendimento escolar superior a 80% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; assiduidade escolar acima de 90%; renda familiar de até 1,5 salário mínimo por membro familiar; dentre outros.
Em Linhares, a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Andréa Azevedo de Sá Reis, e a responsável pelos projetos da Secretaria Municipal de Educação de Linhares, Simoni Belizário Faroni Pedroni, intermediam o programa.
Para saber mais sobre o Instituto Ponte, fundado em setembro de 2014 no Brasil, acesse o link https://www.institutoponte.org.br. As atividades do programa acontecem em formato híbrido para os beneficiários residentes fora da Grande Vitória.