Estudantes da Emef Manoel Martins promovem caminhada pelo combate à dengue em Pontal do Ipiranga

Um grupo de mais de 70 estudantes, dos turnos matutino e vespertino, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Martins foram para as ruas do Pontal do Ipiranga com um objetivo em comum: combater o “mosquito da dengue”.

Os alunos andaram pelas ruas realizando panfletagem com orientações de prevenção e cuidados, além de observar e orientar os moradores sobre possíveis focos de mosquito. A ação está dentro de uma série de ações previstas no projeto da unidade de ensino que estimula a formação de crianças e adolescentes cidadãos.

Assim, após muito aprendizado na escola os estudantes foram multiplicar esse conhecimento, exerceram o protagonismo estudantil e ajudaram a engajar a comunidade para que todos enfrentem juntos esse desafio de saúde pública, como ressalta as pedagogas da Emef, Sandra Bravin e Maria da Glória Ribeiro.

“Cada criança pôde se enxergar como cidadã que zela pelo seu bairro, sua comunidade e convida a todos a se unirem nessa importante luta contra a dengue. É uma missão de todos nós e elas entenderam que a união e os cuidados com o quintal podem eliminar o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue”, pontuou a diretora da Emef, Weruska Dadalto.

A gestora ressalta ainda que as crianças demonstraram muita satisfação durante todo o processo. “Eles estavam encantados e foram marcados por essa vivência tão rica. A panfletagem com informativos sobre a doença e a coleta dos lixos ao redor da escola foi feita após estudarmos sobre o mosquito que tem causado tantos transtornos para os moradores”, completou.