Linhares oferece novo teste para diagnosticar tuberculose latente

Desde de julho de 2023 a secretaria de Saúde de Linhares, por meio do Programa de Tuberculose, do Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde (Naps), oferece o novo teste para diagnosticar tuberculose latente.

Diferente dos testes tradicionais, que identificam a doença, o teste Interferon Gamma Release Assay (Igra), identifica a presença dos bacilos da tuberculose nos pacientes.

O exame é indicado para pessoas que não apresentam sintomas da doença e que integram a lista de pacientes imunocomprometidos, cujo mecanismo de defesa contra infecção apresenta alterações.

Por isso, o exame é feito apenas com indicação médica em pessoas com HIV, crianças até dois anos e dez meses, em contato com pessoas com tuberculose ativa, pessoas candidatas a transplante de células tronco, e pessoas com indicação de medicamentos imunobiológicos, imunossupressores ou em situação de pré transplante de órgão.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, explica que “o Igra está entre os exames mais precisos para identificar a tuberculose em sua fase latente, sendo rápido, seguro e preciso, requerendo somente uma ida do paciente ao serviço de saúde, ao invés de duas idas, como no caso do exame tradicional. Assim, ele possibilita o tratamento precoce, evitando que a infecção de manifeste. Oferecer o Igra é uma conquista muito importante na prestação de um serviço de saúde mais efetivo”.

O exame é feito por meio da coleta de sangue do paciente, no programa, e posteriormente é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES), para análise. Desde que foi implantado, 70 pessoas já fizeram o teste.

Programa Municipal de tuberculose

O Programa de Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 16h, no Naps, antigo hospital Talma, no bairro Colina. A equipe é formada por médico pneumologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicólogo e assistente social.

A orientação é que pessoas com sintomas como tosse frequente, febre e emagrecimento, devem procurar o Programa de Tuberculose, ou uma Unidade de Saúde, para avaliação.

Em 2023 identificou 84 casos de tuberculose no município. Este ano, até março, 14 pessoas receberam o diagnóstico positivo da doença.