Alunos da Emef Cid Adalberto dos Reis, no Juparanã, aprendem sobre consumo consciente e seguro de energia

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cid Adalberto dos Reis, localizada no bairro Conjunto Juparanã, em parceria com a EDP, vem estimulando os alunos a compreenderem o uso consciente da energia elétrica, por meio do conhecimento de como ela é gerada.

O objetivo da professora Silvete Cupertino, da disciplina de Ciências e que ministra o conteúdo Fontes de Energia, é desenvolver uma reflexão sobre a educação ambiental e o consumo consciente da energia elétrica, procurando estimular nos alunos mudanças de paradigmas, hábitos e cultura na utilização dos recursos naturais de forma mais consciente e sustentável.

Com este propósito, os estudantes dos oitavos anos visitaram a subestação da EDP localizada no bairro Colina, em Linhares, a fim de conhecer suas instalações e funcionamento.

Durante a visita, os estudantes tiveram contato com diversos experimentos sobre energia elétrica além de uma maquete que simula o consumo de uma residência. Também receberam instruções para utilizar a eletricidade da melhor maneira com segurança e sem desperdício.

Durante a visita os estudantes foram monitorados por uma equipe treinada para transmitir as informações sobre energia e qual o procedimento que é feito para ela até chegar às residências.

“É com muita alegria que nós participamos desta parceria, sendo uma maneira diferente e gostosa de aprender sobre o consumo responsável de energia. O objetivo é o de orientar sobre a racionalização, contribuindo positivamente com o meio ambiente, e torná-los multiplicadores desta ideia, seja em casa, no bairro e dentro da escola”, disse Silvete.

Ao final da visita eles receberam uma cartilha que fala sobre as boas práticas para o consumo consciente de energia elétrica, e ações de sustentabilidade. Mais de 60 alunos já participaram da visita.

EDP nas Escolas

O projeto faz parte do Programa EDP nas Escolas, que tem como objetivo colaborar com a qualidade de vida estudantil por meio de ações formativas, extracurriculares, de inclusão digital, de cidadania e de melhoria do ambiente escolar. Utilizando ferramentas de realidade virtual e produções audiovisual, os conteúdos apresentados para os jovens e crianças buscam contribuir para o aprendizado do tema proposto pelo programa, que este ano é Consumo Consciente e Seguro de Energia.