Projeto em escola de Bagueira promove conscientização sobre bullying e respeito ao próximo

Sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre o bullying, reforçando que o respeito às diferenças e ao próximo é fundamental para o bom convívio escolar. Esse foi o objetivo de um projeto desenvolvido no Centro Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Alcides Marinato, que fica na localidade de Bagueira, no interior do município. A iniciativa é da Orientação Psicossocial de Acolhimento e Intervenção Escolar (Opaie), da Secretaria Municipal de Educação de Linhares.

A palestra reuniu todos os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do turno matutino, que foram envolvidos em diversas ações como rodas de conversa, produção de cartazes coletivos e leitura de textos sobre o tema em sala de aula.

“O bullying escolar traz inúmeras consequências negativas para a criança, algumas delas podendo ser bem graves, inclusive Isolamento social, perda de motivação, piora no rendimento escolar e traumas psicológicos. Por isso buscamos essa conscientização de toda a escola sobre como tratar o outro, e que isso é algo sério. Precisamos entender que o respeito ao outro é fundamental”, explicou a assistente social da OPAIE, Karoline França Santos.

Além do bullying, os assuntos mais abordados pelo projeto e solicitados pelas escolas são racismo, uso de drogas e violência contra a mulher. São temas que, infelizmente, ainda fazem parte do cotidiano de muitos estudantes em todo o País. As rodas de conversa são sempre realizadas com muita interatividade, discutindo casos trazidos pelos próprios alunos.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, explica que as temáticas das palestras ministradas pelo Opaie são definidas em conjunto com os diretores e coordenadores das instituições atendidas, que optam por aquelas que melhor se adequam à realidade local.

“Essa interlocução com pais, alunos e profissionais da rede de responsabilização da crianças e do adolescente é fundamental para a construção de uma cultura de paz e segurança cidadã no município. É muito importante que essas questões sejam discutidas também dentro das salas de aula para que a nossa juventude possa compreender melhor quais são os seus direitos e deveres”, disse.