No Dia do Consumidor, Procon de Linhares divulga ranking de empresas mais reclamadas em 2023

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o ranking das empresas com mais reclamações em 2023. A divulgação foi feita na semana em que se comemora o Dia do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15).    

De acordo com o órgão, no ano passado foram realizados 6.510 atendimentos aos consumidores no Município. Desse total, assuntos financeiros continuam liderando o ranking de reclamações com 3.380 atendimentos. Empresas de telecomunicações vem em seguida com 778 atendimentos, seguido por reclamações relacionadas a produtos, 428 registros. Serviços essenciais (abastecimento de água, distribuição de energia, etc.) foram 186 e de saúde 183 atendimentos.

O diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza, reforça que, com a divulgação anual dos rankings, o órgão presta serviço aos consumidores para que avaliem os riscos ao contratar os serviços ou adquirir produtos de uma determinada empresa.

“A partir dos dados, é possível levar ao conhecimento público quantos atendimentos e qual a representatividade disto na estatística do órgão. Por outro lado, as empresas têm a oportunidade de detectar os problemas mais comuns e rever a qualidade de seus serviços e produtos ofertados, para que sua credibilidade não seja afetada”, explicou o diretor.


Reclamações


Para buscar orientações ou registrar reclamações, os consumidores devem se dirigir à sede do Procon Linhares, localizada na Avenida Augusto Calmon, Nº 1117, Centro, no antigo prédio da Câmara Municipal, de segunda à sexta-feira, das 8 às 15 horas. O telefone de contato é o 3372 2129.