Linhares receberá 1º Torneio de Xadrez Rápido Avance no próximo sábado (9) no bairro Novo Horizonte

Embora o xadrez seja frequentemente visto como um esporte desafiador, a prática deste jogo é uma excelente forma de exercitar o cérebro, promovendo o desenvolvimento da memória, criatividade e capacidade lógica, entre outras habilidades essenciais para todos nós.

Foto: Thales Bond

Com este objetivo, Linhares receberá no próximo dia 9 de março, sábado, a primeira edição do Xadrez Rápido do Instituto de Desenvolvimento Cognitivo Avance. A competição será realizada na Avenida Barão de Monjardim, no bairro Novo Horizonte, que é a sede do instituto. O evento tem o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer. A expectativa é reunir aproximadamente 20 enxadristas de Linhares e região.

Para se ter uma ideia, Linhares é reconhecida como um celeiro de talentos no Espírito Santo, com jovens promissores se destacando até mesmo em âmbito nacional, como é o caso do Mestre Nacional de Xadrez, Thales Bond.

Thales compartilhou sua visão sobre a competição. “Este é apenas o primeiro de muitos eventos que planejamos realizar este ano, com o objetivo de trazer algo novo para a cidade, proporcionando um ambiente onde todos possam exercitar suas mentes”.

A primeira edição do Xadrez Rápido do Instituto de Desenvolvimento Cognitivo Avance será no sistema suíço (6 rodadas), com reflexão de 10 minutos + 5 segundos. Para mais informações sobre o torneio, entre em contato com o Instituto Avance através do Instagram (@avanceidc) ou pelo telefone (27) 99607-0779.

“O Instituto de Desenvolvimento Cognitivo Avance é um espaço dedicado ao reforço escolar em matemática, utilizando ferramentas cognitivas como o xadrez para melhorar o desempenho acadêmico das crianças. As competições serão abertas ao público, permitindo que qualquer pessoa se inscreva ou assista”, explica Thales.

“Nosso objetivo ao apoiar o torneio é o de integrar os enxadristas e o público externo e disseminar a modalidade de xadrez na cidade, aumentando o número de praticantes que queiram jogar como forma de lazer e para participação em competições”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fabrício Lopes.