Diretores são diplomados para gerir escolas da Prefeitura de Linhares

A cerimônia de diplomação de 66 diretores das escolas da rede municipal de ensino foi realizada nesta terça-feira (27/2). Os servidores vão gerir as unidades de ensino durante o biênio 2024-2025. A cerimônia de posse foi realizada na Igreja Batista Memorial de Linhares (IBML), e contou com a presença do prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

Este é o 8º ano consecutivo que Graciela Roza Pessotti Adami é gestora escolar do Ceim Aristides Pinto Caldeira, no bairro Aviso. “Amo ser diretora desta escola. Nela sinto como se estivesse na minha casa. Apesar de ser uma unidade de ensino grande, tenho uma equipe dedicada e unida que abraça os desafios do dia a dia, que não são poucos. A escola também está inserida numa comunidade que a cada ano as famílias estão mais participativas. É essa união que faz toda diferença, e é essencial para avançarmos cada vez mais na qualidade do ensino”, comentou.

Dos que assumiram oficialmente o cargo, 57 diretores foram escolhidos após eleição direta e secreta realizada em novembro de 2023. Participaram do processo democrático, que reuniu mais de 8.700 votantes, familiares, alunos acima de 16 anos e servidores com vínculo ativo com a Unidade de Ensino.

A secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, pontuou que solenizar a posse de diretores é enaltecer a figura do profissional como alguém extremamente importante no processo educativo.

“O diretor se constitui como a principal liderança no ambiente escolar, coordenando as equipes de trabalho e implementando a política educacional do nosso município. Desejamos muito sucesso e que seja uma gestão democrática, participativa e que traga muitos avanços para a aprendizagem dos estudantes”, comentou a secretária de Educação.

Jociano Biancarde já teve experiência na direção escolar em outro município, mas é a primeira vez que assume o cargo em Linhares. No ano passado esteve nas funções de pedagogo e professor na rede e, neste ano, tomou posse para gestão do Ceim Maria Batista Pompermayer, no bairro Santa Cruz.

“Reunimos com a equipe e também com as famílias para alinharmos as ideias e elaborarmos o plano de ação que norteará os trabalhos durante o ano. Nossa expectativa é de que será um ano letivo com muitas mudanças e grandes resultados, atendendo assim as demandas solicitadas por toda comunidade escolar”, comentou o diretor Jociano.

Implantada em 2009, as eleições diretas para gestores da unidade de ensino são realizadas a cada dois anos. No decorrer do mandato, todos os diretores serão submetidos à avaliação de mérito e desempenho, conforme preconiza o artigo 14 da nova Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destacou a sinergia, responsabilidade e amor ao ato de educar dos diretores com o compromisso de ressignificar vidas, de abrir janelas de oportunidade para as crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede. Ele reforçou que a vida dos estudantes pode ser mudada, pode ser transformada na escola.

“Acreditamos que a escola pública se faz com envolvimento da comunidade. Os diretores terão em sua gestão a oportunidade de compartilhar com todos as decisões e ações relativas ao dia a dia das unidades de ensino. A cidade de Linhares entrega a esse grupo de diretores uma grande responsabilidade, que é auxiliar na construção do projeto de vida de cada um dos mais de 28 mil estudantes da rede. A escola existe para servir aos estudantes e à cidade”, disse o prefeito.

CLIQUE NO LINK E BAIXE SUA FOTO:

https://drive.google.com/drive/folders/1zKgxS4KZcQEHfFKXh-J16dLiU2XEaKgx?usp=sharing

Confira as fotos :

Fotos: Felipe Reis