Escola de Tempo Integral da Prefeitura inicia ano letivo com quase 50 vagas disponíveis

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas no Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tempo Integral, o CMEIEFTI Palmital, a primeira escola de tempo integral de Linhares e maior unidade de ensino do Município, em que os alunos já aprendem inglês a partir das turmas de 4 anos. São mais de 400 estudantes que chegaram entusiasmados para o primeiro dia de aula do ano.

Na escola, estudam 97 alunos de 1 a 5 anos, na Educação Básica, e 294 do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em tempo integral. E uma boa notícia para os papais e mamães: o período de pré-matrícula no CMEIEFTI Palmital segue em aberto no link linhares.sisp.com.br. São 49 vagas disponíveis, sendo 19 na Educação Infantil, nas turmas de 4 e 5 anos, e outras 30 no Ensino Fundamental, nos 1º, 3º, 4º e 5º anos.

A diretora Aline Nogueira Liberato Bianchi informou que a escola tem o diferencial de formar um estudante autônomo, solidário e competente. “Nosso modelo pedagógico se alicerça para gerar movimento e aprendizado, transformando intenção em ação. O foco é educar pessoas por meio de procedimentos simples em que nosso estudante seja o centro/protagonista. Somos a escola da escolha”, comentou a diretora.

Os princípios educativos da unidade de ensino são: pedagogia da presença, protagonismo, educação interdimensional e ludicidade, alicerçados em quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer; ludicidade; e experimentação.

“Esse ano ampliamos a oferta de vagas, atingindo metas do Plano Nacional de Educação no que tange a abertura de novas vagas em tempo integral. Estamos felizes com mais esse passo que a educação está dando para potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos nossos alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato.

Ela explica também que os estudantes da Escola de Tempo Integral do Palmital iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos.

“Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro”, explica a secretária.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, destaca que a escola de tempo integral ajuda a manter o aluno mais tempo na escola, melhorando seus conhecimentos e ampliando seus horizontes.

“Essa modalidade de ensino garante uma escola mais criativa e potencializadora das habilidades dos nossos estudantes. Com a escola de tempo integral, temos a oportunidade de vivenciar uma relação mais próxima com toda a comunidade escolar em um ambiente pensado para ser acolhedor, saudável e seguro. Nosso projeto é de mais escolas de tempo integral em Linhares. Vamos avançar”, disse o prefeito.