Dengue: Linhares mantém salas de hidratação nas unidades de saúde dos bairros e interior


Este ano Linhares já registou 767 novos casos de dengue e 225 aguardam resultado do teste.

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, fortalece as ações de combate à dengue com a manutenção de salas de hidratação que funcionam em todas as 35 unidades de saúde do Município, dos bairros e do interior.

O serviço tem como objetivo reforçar o combate ao Aedes aegypti e melhorar o atendimento da população. Os pacientes com sintomas de dengue, primeiro, passam por uma triagem e pela avaliação das equipes médicas e de enfermagem. Caso haja necessidade, farão o exame para detectar a doença.

Os casos avaliados poderão ser encaminhados para a sala de hidratação, e caso haja necessidade o paciente é encaminhado para o Hospital Geral de Linhares (HGL).

“O objetivo é atender a demanda, que está aumentando por causa dos casos suspeitos, e trazer agilidade e o padrão de conduta no manejo clínico, com as condutas corretas”, afirma a secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolim de Souza.

A orientação é que pessoas com sintomas de dengue procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Duas unidades de saúde funcionam também aos sábados e domingos, que são as UBS’s de Planalto e Bebedouro, que ficam abertas das 7 às 19 horas e funcionarão normalmente no carnaval.

Os atendimentos no Hospital Geral de Linhares (HGL) devem ocorrer, prioritariamente, para os casos em que a pessoa apresentar manchas roxas ou alteração da capacidade visual ou do nível de consciência. Após o atendimento na Unidade de Saúde, caso haja necessidade, o paciente é encaminhado para o hospital.