Diretores das escolas da Prefeitura participam de formação para início do ano letivo de 2024

A Secretaria de Educação de Linhares organizou reuniões com os diretores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental para dar as boas-vindas ao ano letivo de 2024, com direcionamentos que vão nortear a formação dos profissionais do Magistério no dia 1º de fevereiro, quando professores e pedagogos retornam às escolas. A rede municipal de ensino conta hoje com 67 gestores escolares.

Para a Educação Infantil foram abordados assuntos como orientações curriculares, como fazer o acolhimento da equipe e sugestões de estudos: currículo, modalidades de planejamentos e avaliações. Já para os diretores do Ensino Fundamental a abordagem incluiu critérios avaliativos e metas da rede municipal para os anos iniciais, além da análise dos índices de reprovação do ano de 2023.

“O direcionamento da equipe da Secretaria de Educação nos proporciona segurança para começar o ano. Essa formação inicial que participamos, dando encaminhamento para o ano letivo de 2024, nos deixa seguros sobre as metas que devemos alcançar, fazendo com que o trabalho seja mais leve, organizado e orientado”, disse o Jean Carlos Tessarolo Fracalossi, da Emef Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte.

Ao todo a rede conta com 67 profissionais na gestão escolar, sendo que 12 da Educação Infantil e oito do Ensino Fundamental ingressaram à rede esse ano após passar pelo processo eleitoral, informou a secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato.

“Essa reunião foi fundamental para alinhamento das ações para início do ano letivo. É preciso a união de todos, de trabalharmos alinhados, pois o objetivo comum de todas as escolas é a aprendizagem de nossos estudantes”, comentou a secretária.

A diretora do Ceim Professora Ângela Maria Giovaneli, Mariana Gomes da Costa Pacheco, assumiu pela primeira vez a gestão de uma escola e comentou como a reunião contribuiu com esse processo.

“Todas as orientações repassadas foram muito importantes, principalmente para os gestores que são novos, como eu. Apesar de já trabalhar como professora, tornar-se diretora é um grande desafio, por isso a reunião foi orientadora sobre como poderemos conduzir a nossa equipe. Outro ponto importante é saber que a Secretaria Municipal de Educação tem promovido a união entre as escolas e disponibilizado equipes para nos atenderem prontamente, saber que os nossos anseios têm sido ouvidos e as necessidades supridas é motivador para o nosso trabalho. Trabalhando unidos conseguimos chegar ainda mais longe”, comentou a diretora.