Excesso de chuva prejudica balneabilidade em praias de Pontal e Povoação

Por consequência da grande quantidade de chuvas registrada em Linhares nos últimos dias, a balneabilidade das praias do município também foi afetada. Dos oito pontos avaliados, dois estão impróprios para banho, conforme resultados de análises feitas das amostras das águas divulgados na última segunda-feira (22). São eles, a praia de Povoação, e o ponto da terceira avenida no Pontal do Ipiranga.

Segundo a Diretora do Departamento de Recursos Naturais, da secretaria municipal de Meio Ambiente de Linhares, Juliana Guasti, a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade da água das praias, considerando que acontece maior carregamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

“Chuvas de maior intensidade podem interferir nas condições de banho dos pontos analisados. Aumento da maré, presença de animais, disposição imprópria de resíduos sólidos, inundações nas áreas de pastagens e adensamento urbano são outros fatores que também podem comprometer a balneabilidade”, explica a diretora. 

A recomendação é que os moradores e turistas não se banhem nos locais indicados.

O teste de balneabilidade é um procedimento ambiental que avalia as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e aos esportes aquáticos. A coleta é realizada quinzenalmente, e o resultado é válido até a próxima sexta, dia 26.