Prefeitura lança edital para distribuição de kits de estufas solares para fermentação de cacau

Foto divulgação

Pela primeira vez, a Prefeitura de Linhares abrirá edital para distribuição de sete kits de estufas solares e cochos para fermentação de cacau, uma iniciativa do Programa de Revitalização da Cultura do Cacau. As inscrições do processo seletivo estarão abertas entre os dias 29 de janeiro e 8 de março, e serão realizadas das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares.

As inscrições das estufas solares e cochos de fermentação serão divididas em duas categorias: seis kits para a Categoria Produtores, destinados a produtores rurais de cacau do município de Linhares, desde que comprovem a documentação solicitada em edital, e um kit para a Categoria Associações, para as associações de produtores rurais municipais, desde que comprovem a documentação solicitada em edital.

“O cacau é uma referência para a economia de Linhares e do Espírito Santo, com isso teremos mais uma opção para o desenvolvimento da nossa agricultura familiar, melhorando a renda e, consequentemente, a qualidade das amêndoas produzidas no nosso município que já são reconhecidas mundialmente”, destacou Bruno Marianelli, prefeito de Linhares.

As inscrições selecionadas receberão os kits de estufas solares e cocho de fermentação para amêndoas de cacau, bem como a mão-de-obra para instalação nas propriedades contempladas via edital.

O secretário de Agricultura de Linhares, Fabrício Fardin, destacou que a estufa solar desempenha um papel crucial no beneficiamento do cacau, especialmente na fase de secagem das amêndoas, e tem sido objeto de estudos técnicos e financeiros, comparando sua eficácia com métodos tradicionais de secagem.

“Estas pesquisas destacam a importância da estufa solar na produção de cacau de maior qualidade, proporcionando uma secagem uniforme e limpa das amêndoas, o que contribui para a melhoria do produto final. A doação de estufas de cacau é uma forma de introduzir esta tecnologia nos parques cacaueiros de Linhares, contribuindo para o ganho de qualidade das amêndoas de cacau”, destaca o secretário.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, localizada à Av. Augusto Calmon, 1675, no Centro.

Datas do edital

O período de análise das documentações acontecerá entre os dias 11 a 15 de março de 2024. Já a visita técnica “in loco”, no período entre 19 de março a 19 de abril, ocasião em que será verificado se as informações prestadas condizem com a realidade fática da propriedade.

Os resultados preliminares com respectivas classificações serão afixados e ficarão disponíveis nos murais da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, a partir das 13h do dia 30 de abril.

Após o julgamento dos recursos ou o transcurso do prazo sem interposição de recurso, a SEMAB/PML homologará e divulgará o resultado definitivo do processo seletivo em 17 de maio, no site oficial do Município de Linhares, com as respectivas classificações dos participantes.

Acesse abaixo o edital: