Balneabilidade: Linhares tem seis pontos próprios para banho

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais (Semam) divulgou nesta segunda-feira 22, os resultados das amostras de monitoramento de balneabilidade – que indica a condição do ponto para banho – realizada nas praias de Linhares, além do riozinho em Pontal do Ipiranga.

Dos oito pontos analisados, conforme os parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/2000, dois estão impróprios para banho, sendo a praia de Povoação, e o ponto da terceira avenida no Pontal do Ipiranga.

A recomendação é que os moradores e turistas não se banhem nos locais indicados.

O teste de balneabilidade é um procedimento ambiental que avalia as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e aos esportes aquáticos. A coleta é realizada quinzenalmente, e o resultado é válido até a próxima sexta, dia 26.

A mudança das classificações se deve a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré. Dependendo dos resultados das amostras, o ponto de coleta pode mudar de próprio para impróprio de uma semana para outra. As placas indicativas são atualizadas de acordo com a recomendação da Resolução 274/2000 do Conama.