Verão 2024: guarda-vidas de prontidão para atender ocorrências na praia

Neste fim de semana a operação Salvamar continua em todo balneário de Linhares. São 22 guarda-vidas distribuídos entre as praias de Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência. Deste total, 14 foram escalados para atuar em Pontal do Ipiranga, quatro (4) em Regência e quatro (4) em Povoação.

Os profissionais trabalham das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos apropriados para possível resgate dos banhistas. A ação é realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Todos os guarda-vidas fizeram curso de formação de salvamento aquático ministrado por instrutores do Corpo de Bombeiros. Além de treiná-los, a corporação também é responsável pela supervisão do serviço desenvolvido por eles nas praias da cidade.

O tenente Victor França Fraga do Corpo de Bombeiros disse que apesar da atuação dos profissionais, é importante que cada pessoa faça a sua parte. “Os guarda-vidas com a coordenação do Corpo de Bombeiros estão preparados para atuar, porém é importante que cada pessoa faça sua parte pois essa é uma ação preventiva, o bom mesmo é que não precise da atuação. Nossa orientação é sempre que os banhistas não ultrapassem uma profundidade onde a água passe do umbigo, tenha cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de entrar na água e estejam sempre próximo aos profissionais que fazem a observação. Já aos responsáveis por crianças, peço atenção redobrada”, orientou.