Linhares atinge mais de 70% de alunos leitores até o 2º ano em 2023

Linhares saltou da marca de 54% para 72% no número de estudantes leitores de texto em 2023 na rede municipal de ensino, um avanço de 18 pontos percentuais em um período de um ano até o 2º ano. Os dados são da Ong Associação Bem Comum, que desenvolveu o Programa Educar pra Valer (EpV), em parceria com o Município, que tem como meta alfabetizar 100% das crianças até os sete anos de idade.

O programa tem desenvolvido nas unidades de ensino um trabalho que envolve a formação e acompanhamento de professores dos anos iniciais, assessoramento pedagógicos dentro da escola, monitoramento e avaliação constante dos estudantes, o que permite verificar o nível e desenvolvimento de cada um, dentre outros.

“Temos desenvolvido esse programa com muito afinco. Ficamos felizes com os resultados que mostram que estamos no caminho certo, e seguimos focados na nossa meta que é alfabetizar 100% das crianças ao final do 2º ano”, comentou a secretária.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, pontuou que investir em educação é direito fundamental e garantia de um futuro promissor. “A parceria tem como propósito melhorar o rendimento e o desempenho dos estudantes, por meio do desenvolvimento da gestão municipal que contempla cinco eixos básicos: gestão da rede, gestão pedagógica, formação, acompanhamento e sustentabilidade”, reforçou o prefeito.

O Programa Educar pra Valer (EpV) foi elaborado pela Associação Bem Comum (ABC) a partir da experiência de sucesso da reforma educacional ocorrida há quase 20 anos em Sobral/CE, e no Programa Alfabetização na Idade Certa, com a cooperação do Governo do Estado do Ceará, e dos resultados educacionais colhidos hoje.