Secretaria de Saúde faz blitz contra dengue antes do réveillon no Pontal

Com o objetivo de conscientizar os moradores, turistas e veranistas, uma equipe de agentes de endemias da Vigilância Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Saúde de Linhares, estará no Pontal do Ipiranga neste sábado, 30, das 8h às 12h.

A equipe, formada por 10 profissionais, vai concentrar suas ações na praia e nas principais avenidas do balneário. “Será uma abordagem com orientações em saúde para a eliminação e prevenção de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e os cuidados que as pessoas devem ter com os imóveis no balneário”. Explica a supervisora Geral de Endemias do município, Luzinete Urbano da Silva.

Luzinete disse ainda que quanto maior a infestação do mosquito, maior o número de pessoas doentes, por isso o apoio da população no combate ao mosquito transmissor da doença é muito importante, especialmente nesta época do ano.

“O verão devido às chuvas ocasionais, o aumento dos deslocamentos das pessoas e o início do período endêmico para a dengue, com o aumento das temperaturas e ofertas de criadouros, o ciclo de reprodução do Aedes aumenta consideravelmente, ocasionando um aumento na infestação. Precisamos do apoio de todos para diminuir a infestação de mosquito, bem como os casos de dengue”, pontua Luzinete.