Réveillon e verão: Prefeitura de Linhares monta esquema de segurança com câmeras de videomonitoramento no litoral

Serão 30 câmeras espalhadas pelos três balneários, sendo a maioria no Pontal do Ipiranga que receberá maior público

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, preparou um esquema especial de segurança que contará com a ajuda da tecnologia para garantir a tranquilidade de quem vai passar a virada de ano e o verão nos balneários de Linhares. Serão 30 câmeras espalhadas em pontos estratégicos do litoral, sendo 20 no Pontal do Ipiranga, que receberá maior público, cinco em Regência e mais cinco em Povoação.

Além de serem instaladas em locais estratégicos, o campo de atuação dos equipamentos é grande, o que garante uma visualização de tudo que acontece nos balneários, desde possíveis ocorrências até flagrantes de desrespeito às leis de trânsito. As câmeras vão registrar as imagens 24 horas por dia e estão interligadas com a central de videomonitoramento que fica na sede da Secretaria de Segurança. De lá, haverá agentes de plantão que vão auxiliar tanto nas ações da Guarda Civil Municipal (GCM), bem como da Polícia Militar.

Serão destacados para os balneários 50 agentes de segurança da GCM que vão atuar em conjunto com a Polícia Militar em regime de escala, além de cinco viaturas. Haverá constantes operações na saída do bairro Aviso, em frente ao Ifes, onde começa a rodovia de acesso ao Pontal e Povoação, e nas entradas dos balneários. Todos os veículos, incluindo os ônibus que realizam o transporte coletivo, serão abordados para garantir a segurança da população.

Operações especiais em locais e horários surpresas em qualquer dia da semana serão realizadas com o objetivo de coibir qualquer ação criminosa. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar estarão de prontidão caso o cidadão queira denunciar pelos telefones 156 (GCM) ou 190 da Polícia Militar.

“Estamos em constantes reuniões com a nossa equipe e com a Polícia Militar planejando em conjunto todos os pontos das ações e de atuação nos balneários. A visualização de todas as câmeras será monitorada na Central de Videomonitoramento em tempo real e agentes estarão lá, 24 horas por dia, para passar rapidamente as informações e ajudar na atuação das equipes nos balneários. Já temos resultados de outros anos da redução da criminalidade e o aumento da segurança dos turistas e veranistas que forem curtir a temporada de verão nas praias de Linhares e vamos repetir isso com sucesso”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Linhares, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.