Secretaria de Meio Ambiente apreende 9 animais silvestres que viviam em cativeiro

As equipes do departamento de fiscalização ambiental da secretaria municipal de Meio Ambiente apreenderam na última sexta-feira (24), 9 (nove) animais silvestres que viviam em cativeiro no bairro Aviso. Entre as espécies apreendidas estão canários da terra, cigarrinha e coleiros. A ação foi em parceria com a Guarda Civil Municipal.

A multa para essa infração ambiental pode variar entre R$ 500 e R$ 5 mil, dependendo da espécie apreendida, casos de reincidência ou até mesmo condições que configuram maus tratos.

De acordo com a diretora do Departamento de Fiscalização Ambiental, Jamara Silva, os animais possivelmente eram vítimas de comércio irregular e foram encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Silvestres – CEREIAS, em Aracruz, onde serão reabilitados e novamente inseridos em seu habitat natural. Na oportunidade, os agentes também apreenderam e destruíram mais de 10 gaiolas, 02 açalpões utilizados como armadilha para capturar os pássaros e uma caixa transportadora.

“Chegamos a essas residências através de delações recebidas nos canais de denúncias do Município. Para denunciar não é preciso se identificar, bastando apenas informar o endereço do cativeiro para que a fiscalização possa se encaminhar ao local. Os animais são apreendidos e os responsáveis pela infração são multados”, informou Jamara.

Além disso, os responsáveis respondem por infrações ambientais de acordo com a Lei Municipal nº 3908/2019 e por crime ambiental previsto na Lei 9.605/98.O telefone para denúnicas é o 3372 2067 ou pelo link: https://linhares.sislam.com.br/solicita_denuncia_fiscalizacaos/new_externo