Calor: Prefeitura suspende atividades físicas com idosos nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS)

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Assistência Social, adotou uma série de medidas para minimizar a hipertermia (elevação e/ou manutenção das temperaturas do corpo humano a patamares capazes de comprometer, ou mesmo de colapsar, seus metabolismos), principalmente sobre os idosos atendidos nos 7 (sete) Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), localizados nos bairros e no interior do município.

A partir desta segunda-feira (13) todas as atividades físicas destinadas aos idosos estão temporariamente suspensas até que as condições climáticas voltem a ser mais amenas e seguras para as atividades. Os profissionais que atuam nos CRAS estão devidamente preparados para prestar todas as orientações aos idosos sobre as altas temperaturas como o consumo constante de água e o uso do protetor solar.

A decisão foi tomada em consonância com as diretrizes de segurança e saúde pública, levando em consideração o risco potencial de exposição ao calor excessivo.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli, ressaltou a importância da precaução em decorrência das condições climáticas adversas: “A segurança e o bem-estar dos nossos idosos são a nossa prioridade. Entendemos que as altas temperaturas e a baixa umidade do ar podem representar um risco à saúde, e por isso, optamos por suspender temporariamente as atividades físicas. Assim que as condições climáticas permitirem, retomaremos nossos projetos com todo o entusiasmo”.

Para substituir os exercícios físicos, os idosos terão atividades de relaxamento com os educadores físicos e lúdicas com os educadores sociais.

Unidades de Saúde

Os idosos também serão orientados a buscar a unidade de saúde mais próxima em caso de mal estar em decorrência do calor.