Saeb: Quase 3 mil estudantes da rede municipal participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica em Linhares

Quase 3 mil estudantes da rede municipal de ensino de Linhares participam das avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, que acontecem em todo o Brasil. Participam das avaliações, que seguem até dia 17 de novembro, estudantes do 5º e 9º ano no município. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes a cada dois anos.

O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino da rede municipal e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, informou que aos estudantes estão sendo aplicadas questões de Matemática e Língua Portuguesa. Na manhã desta terça-feira (7/11), ela esteve acompanhada da equipe da pasta na Emef Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, para acompanhar as avaliações.

“Esse é um momento importante para a educação do país, pois os resultados dessas avaliações vão nortear as políticas públicas para potencializar a qualidade do ensino. Este é mais um momento para avaliar o processo, identificar o que está dando certo e o que precisa ser corrigido, aprimorando a aprendizagem de nossos alunos”, disse a secretária.

Desde 2019, está sendo feita uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A turma da professora Carlene Ferreira Santos, do 5º ano, foi uma das turmas avaliadas. “Com o Saeb conseguimos assimilar os conteúdos que foram trabalhados durante o ano letivo, além de avaliar, de uma forma diferente nos anos seguintes, caso sejam identificadas dificuldades na aprendizagem, quais mudanças são necessárias para o próximo ano”, comentou a professora.