Secretaria da Educação mobiliza rede municipal para provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023

Para incentivar que os estudantes da rede municipal de ensino participem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, que ocorrerá no período de 6 a 17 de novembro de 2023 em todo o país, a Secretaria Municipal de Educação de Linhares promove uma ampla mobilização de professores, estudantes e equipes diretivas.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes a cada dois anos. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino da rede municipal e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Para receber os resultados do Saeb, os municípios precisam ter um mínimo de dez estudantes fazendo Saeb nas turmas avaliadas e ter, no mínimo, 80% participando da avaliação.
Para mobilizar a comunidade escolar, estão sendo realizados, ao longo do mês de outubro, encontros com as equipes pedagógicas das unidades de ensino do município e visitas às escolas de cada região para dialogar com os alunos sobre a importância da participação das instituições nesta avaliação nacional.

A secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, ressalta a importância da participação dos estudantes: “Este é o principal instrumento de avaliação da qualidade do ensino que temos no país. As notas, juntamente com os dados do fluxo escolar, resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A colaboração das nossas escolas municipais é fundamental, pois contribui na elaboração de políticas públicas nacionais que impactam na educação pública de todo o país”.

Avaliação 2023

Desde 2019, está sendo feita uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No segundo ano do Ensino Fundamental, o conteúdo das provas de Língua Portuguesa e Matemática já estão alinhados à BNCC. As provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, avaliadas no quinto e nono ano (de forma amostral), também seguem a BNCC.

No quinto e nono ano do Ensino Fundamental e no terceiro ano do Ensino Médio, os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática com a mesma referência das edições anteriores do Saeb, que seguem as matrizes de 2001.

A aplicação dos questionários, que já era utilizada pela Secretaria Municipal de Educação e por diretores escolares, será ampliada também para professores.