Alunos do Interlagos aprendem sobre educação financeira com mercadinho fictício

Os estudantes dos 1º e 2º anos da Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli, no bairro Interlagos, aprendem sobre educação financeira com o “Mercadinho Lavagnoli”, montado dentro da escola. Os quitutes são produzidos pelos professores e estudantes e cada um deles recebe o valor fictício de R$ 10,00 para realizar suas compras. As atividades fazem parte do projeto “Eu aprendo a conhecer o dinheiro, separar os produtos, aprender a pagar e entregar”.


Enquanto uns fazem as compras, outros ficam no caixa para passar o troco, despachar os produtos comprados e fazer a entrega, em um sistema de rodízio, no qual todos os estudantes passam por todos os setores. Tem até o brinquedo que registra o valor das mercadorias.

A professora Sirléia Oliveira explicou que a proposta foi ensinar o sistema monetário de maneira lúdica e significativa. “Trabalhamos a linguagem oral e escrita, o conhecimento lógico matemático, classificação, identidade e autonomia, e as crianças vão desenvolvendo a atividade. Auxiliamos no processo direcionando uma ou outra intervenção”, explicou a professora.


Nesse espaço lúdico, as crianças aprendem sobre o consumo consciente e a adquirir o que realmente têm interesse. “Organizamos uma roda de conversa a respeito do que eles precisam comprar. Então, quando chegam no mercado não vão sair pegando tudo por vontade. Eles compram somente o que é necessário para ser utilizado”, pontuou a professora Renata Massaria.


Após as atividades, as crianças aprendem a reorganizar o espaço para que seja dada continuidade aos trabalhos da escola. Mais uma etapa do projeto está agendada para o mês de novembro.