Professores desenvolvem atividades sobre educação antirracista nas escolas da rede municipal de Linhares

Para levar os alunos a uma reflexão sobre educação antirracista, criando um ambiente educacional mais inclusivo e diversificado, é que os professores de Arte e Língua Inglesa criaram planos de aulas voltados à conscientização sobre o racismo e a promoção da igualdade racial. As atividades é parte integrante do currículo escolar.

Durante o Momento de Aperfeiçoamento de Professores (M.A.P.) promovido mensalmente pela Secretaria de Educação, os professores das duas disciplinas criaram planos de aula específicos voltados à temática.

Uma das escolas abordar a temática foi a Emef Cid Adalberto dos Reis, no bairro Conjunto Juparanã. A professora de Arte, Márcia Almeida Lima, informou que esse é um trabalho contínuo na escola e que cumpre com a Lei nº 10.639/03. O plano de aula organizado pela professora, chamado de ” Tons de pele”, tem o propósito da aceitação dos alunos da sua ancestralidade, reconhecendo os tons de pele e elevando a autoestima.

“As atividades vem ao encontro às competências básicas exigidas pela BNCC, com exercício de empatia, respeito ao outro e aos direitos humanos, acolhimento e valorização da diversidade e seus grupos sociais, identidade, cultura, autocracia, ruptura do preconceito, reconhecimento de emoções, entre outros. O objetivo é conscientizar nossos alunos que se aceitam e entendam que ninguém é superior a ninguém devido a cor de pele”, comentou a professora.

A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, disse que a iniciativa faz parte de um plano de ação da Prefeitura de Linhares, que busca promover uma política de educação das relações étnico-raciais no município.

“Com o compromisso de combater o racismo e suas manifestações em todas as esferas da sociedade, a secretaria tem apoiado e incentivado a formação de professores e a criação de estratégias pedagógicas que abordem a questão racial de maneira sensível e construtiva”, comentou a secretária.

Para fortalecer ainda mais essa iniciativa, nos dias 17 e 18 de outubro, a Secretaria de Educação realizará o Seminário de Educação das Relações Étnico-raciais, proporcionando um espaço de debate e aprendizado sobre a importância da educação antirracista nas escolas e na sociedade como um todo.