Linhares marca presença no Seminário Nacional pela Alfabetização, em Brasília
Linhares marcou presença no Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, um dos maiores eventos sobre a pauta da alfabetização de crianças do país, que aconteceu em Brasília. Nesta terça e quarta-feira, dias 19 e20 de setembro. O Município esteve representado pelo prefeito Bruno Marianelli e pela secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriatto.

O evento promove debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação, com direcionamentos para a criação de estratégias com a diversidade de visões e expertise dos participantes, estratégias eficazes para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade.
Para a secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriatto, o seminário é um momento de importantes interlocuções com profissionais e gestores do Brasil inteiro pelo direito da alfabetização de todas as crianças, uma vez que a educação é o primeiro passo para alcançar o mundo, e Linhares avança nesta conquista.
“Nós temos dois objetivos: alfabetizar todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, ao mesmo tempo, estancar a evasão e a perda desses jovens ao longo dos anos no ensino fundamental. As evidências têm nos mostrado que quando uma criança aprende a ler e a escrever na idade certa, isso reduz, significativamente, essas condições”, disse a secretária.
Para Bruno Marianelli, prefeito de Linhares, o evento é um importante espaço para mostrar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.
“A partir dos debates e trocas de conhecimentos entre especialistas, líderes educacionais e profissionais engajados na área da educação, o seminário nos permite criar estratégias para avançarmos no desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade. Um encontro que coloca Linhares e o Brasil unidos pela alfabetização de todas as nossas crianças”, ressaltou.
União nacional pela alfabetização
O seminário foi acompanhado por cerca de 35 mil pessoas, entre presenciais e virtuais, e contou com a presença de gestores da Educação de todo o Brasil, e os debates transitaram entre as peculiaridades e os avanços regionais para garantir a alfabetização das crianças.
Com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Associação Bem Comum (ABC), do Instituto Natura, da Fundação Lemann, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 contou com a participação de autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios.