Saúde animal: vacinação antirrábica chega ao distrito de São Rafael neste sábado, 16

A campanha anual de vacinação antirrábica segue a todo vapor pelo interior de Linhares. Neste sábado, 16, será a vez dos moradores do distrito de São Rafael receberem as equipes de Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes estarão no Centro Comunitário da localidade, das 08 às 13h, para vacinar cães e gatos.

Podem ser imunizados animais a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas, que estejam prenhas ou amamentando, também podem ser vacinadas. Os proprietários devem apresentar carteira de vacinação e caso não tenham, receberão uma no ato da vacinação. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados, podendo assim receber a vacina quando encerrar o tratamento.

Até o momento foram vacinados cerca de 12.200 animais, todos na zona rural de Linhares. O Dia D de vacinação, na zona urbana, acontece no dia 30 de setembro em 34 pontos de vacinação.

O assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, reforça a importância de levar cães e gatos para vacinar. “Estamos há mais de 20 anos sem o registro de casos de raiva no Estado graças a vacinação que acontece todos os anos. É muito importante que a população proteja seus animais, que levem seus cães e gatos para se vacinar”.  

Prevenção

A vacina antirrábica ainda é a única forma de prevenir a doença e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano, e, por isso, os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

A vacinação de cães e gatos é a principal forma de prevenção contra a raiva que pode acometer esses animais. Ao vaciná-los, evita-se a transmissão da doença aos seres humanos.