Estudante linharense se torna campeão invicto de xadrez e se classifica para etapa nacional

Andrei Dias Ferreira venceu etapa sudeste dos Jogos dos Institutos Federais e agora disputa etapa nacional em Fortaleza

Andrei ao lado irmão e treinador, Thales

O estudante linharense de engenharia de controle e automação, Andrei Dias Ferreira de 18 anos, foi campeão invicto da etapa sudeste dos jogos dos Institutos Federais do Brasil, chegando na etapa nacional. As competições aconteceram entre os dias 29 e 31 de agosto em Guarapari. Ele representa o IFES de Linhares e, antes desse feito, o jovem já tinha sido campeão invicto do campeonato estadual que aconteceu em Vitória, além de ter ganhado vários títulos municipais e estaduais na categoria. No ano passado, Andrei já chegou a figurar entre os cinco melhores do Brasil no xadrez, quando ainda tinha 17 anos.

Agora o estudante já treina para um desafio ainda maior: a etapa nacional dos jogos que acontecerá entre 26 e 27 de outubro em Fortaleza no Ceará. Na última etapa, Andrei derrotou oponentes que representavam os IFs de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O incentivo de Andrei vem de casa já que seu treinador é o próprio irmão, Thales Bond, único mestre nacional de xadrez capixaba e ex-aluno do IFES de Linhares. “Como ex-aluno do IFES, sei como é difícil as competições de xadrez à nível regional e nacional, visto que o esporte é muito desenvolvido em São Paulo e outros estados, mas, com muito esforço e trabalho duro, dessa vez o Andrei representou a nossa cidade e conseguiu trazer o título pra casa”, finalizou.

Sobre o Xadrez:

O xadrez é um esporte que tem mais de cinco séculos de histórias. Ele surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento Cultural. Há um consenso entre os historiadores de que a Índia é o mais provável berço do esporte. Os mestres da época se enfrentavam em partidas épicas, cujo palco eram as coffee houses, casas de café e chá distribuídas pelas maiores cidades europeias. No século seguinte, os clubes de xadrez tiveram um rápido desenvolvimento e partidas por correspondência entre cidades tornaram-se comuns.