Dia D de vacinação em Linhares foi um sucesso com 2.027 doses aplicadas

O Dia D de vacinação para atualizar o cartão de crianças e adolescentes de até 15 anos foi um sucesso. A Secretaria de Saúde de Linhares abriu todas as Unidades Básicas de Saúde dos bairros e interior do município e aplicou 2.027 doses.

Linhares foi o 3º município do Espírito Santo no ranking de cidades que mais aplicou vacinas da campanha de multivacinação, com foco em imunizar crianças de dois meses a menores de 15 anos. E em 5º no ranking total de vacinas aplicadas no dia D, incluindo as vacinas de covid e gripe.

A secretária de Saúde, Sonia Dalmolin visitou várias unidades de saúde durante todo sábado e falou da campanha. “Ficamos muito felizes de ver que as pessoas atenderam nosso chamado, mais que isso, que estão atentas à saúde das crianças e adolescentes e procuraram as unidades de saúde para colocar os cartões de vacinação em dia”, pontua a secretária.

O objetivo da campanha é vacinar todas as crianças e adolescentes não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto de acordo com o calendário nacional de imunização. A orientação é que os pais ou responsáveis que ainda não levaram os filhos para vacinar procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa com um documento e o cartão de vacina.

 Vacinação continua até na sexta-feira, dia 15

A vacinação para criançase adolescentes de até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) segue sendo oferecida em todas as unidades de saúde do município, desegunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h.

As vacinas que estão sendo aplicadas durante a campanha são: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY, Covid-19 e Influenza