Prefeitura promoverá aulões para melhorar desempenho da educação de Linhares

A Secretaria Municipal de Educação de Linhares iniciou a campanha de mobilização nas escolas com foco na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O primeiro encontro reuniu diretores e pedagogos das escolas da rede e contou com a participação do prefeito Bruno Marianelli. O Saeb visa avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros no cenário da educação, oferecendo subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.

O Saeb acontecerá de 23 de outubro a 10 de novembro, sendo uma avaliação em larga escala, uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desde 1990, um importante instrumento para a educação.

A diretora Melina Pinheiro dos Santos Silva, da Emef Dinorah Almeida Rodrigues, no bairro São José, disse que o município está mobilizado com o monitoramento das escolas mais de perto, com propostas de intervenção a quem precisa, o que é primordial para que toda a rede caminhe para o sucesso.

“Temos realizado ações que corroboram para o bom desempenho da escola, como o monitoramento da frequência escolar com busca ativa, diagnóstico de sondagem de aprendizagem, simulados, revisões de conteúdo embasadas nos descritores e nas habilidades às quais identificamos menos êxito, acompanhado pelo bom planejamento dos professores que estão participando de formações que colaboram para boas práticas na escola e o sucesso do aluno. O Saeb monitora os 5° anos, no caso do Fundamental 1, mas é um processo que se inicia com uma boa base e trabalho dos professores alfabetizadores”, destacou a diretora escolar.

A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, explicou que o Município tem desempenhado um papel fundamental na busca pela excelência educacional, visando a melhoria dos resultados nas avaliações do Saeb.

“A implementação de estratégias inovadoras tem sido evidente, como a introdução de uma plataforma digital de pesquisa e estudos destinaos aos professores. As equipes pedagógicas estão engajadas em incentivar os alunos a comparecerem às avaliações, e contamos com o apoio das famílias nesse processo que contribuirá no planejamento das ações nas escolas, para avançarmos ainda mais no aprendizado dos nossos alunos”, comentou a secretária de Educação.

A avaliação é aplicada a cada dois anos e o público-alvo são os alunos do 2º, 5º e 9º anos das escolas públicas e privadas. No 2º ano do Ensino Fundamental as provas serão de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas de forma amostral. Os alunos do 5º e 9º ano fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática, com o mesmo conteúdo das edições anteriores do Saeb. Algumas escolas do 5º e 9º ano serão sorteadas para fazer testes de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os conteúdos têm relação direta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, pontuou que o Município também criou o projeto “Movimento Saeb”, que engloba a aplicação de simulados via tablets, além de “aulões” , conduzidos por professores especialistas, inclusive, com base nos resultados dos simulados.

“Todas essas ações refletem o compromisso do Município em proporcionar um ambiente propício ao aprendizado, visando não apenas resultados eficazes nas avaliações, mas também um desenvolvimento educacional completo e duradouro”, concluiu o prefeito.