Desfile cívico-escolar celebra os 223 anos de Linhares e reúne mais de 20 mil pessoas no bairro Interlagos

Amor à cidade, sentimento de patriotismo e criatividade marcaram o desfile cívico-escolar que reuniu mais de 20 mil pessoas na Rua Duque de Caxias, no bairro Interlagos, em comemoração aos 223 anos de fundação de Linhares, celebrado nesta terça-feira, dia 22. Com o tema “Linhares, uma potência em desenvolvimento” mais de 50 alas desfilaram levando alegria e emoção ao público que prestigiou o evento.

Fotos: Secom Linhares / Kevyn Fracalossi

O desfile levou para as ruas do Interlagos, maior bairro de Linhares, exemplos de civismo e patriotismo aos cidadãos, conforme comentou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.

“Além de celebrarmos os 223 anos de Linhares e trazer à memória histórias de luta e conquistas do nosso povo, mostramos o desenvolvimento pujante que a cidade, rica em belezas naturais e culturais, vive hoje. Muito nos orgulha fazer parte desse momento e presenciar na avenida nossas crianças, adolescentes, projetos e instituições importantes para o município, mostrando seu amor pela cidade e comemorando, com muita alegria, essa fase que nossa celebra”, destacou o prefeito de Linhares.

A abertura foi com o Hino de Linhares cantado por Dinorah Porto e no violão Neemias Félix, seguida do desfile cívico com apresentações da Banda do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, Pelotão do Exército, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Guarda Civil Municipal/Preci, Agente Municipal de Trânsito e Capitania dos Portos.

Diego dos Santos foi prestigiar o evento junto ao filho de 10 anos. “Sempre acompanho o desfile e vim trazer meu filho de 10 anos para assistir. Amei o desfile que é muito importante, porque mostra a nossa cultura e às pessoas o que Linhares tem de melhor. Quem sabe nos próximos anos meu filho não estará na avenida desfilando também”, falou o morador do bairro Aviso.

Instituições de ensino da Prefeitura, além de bandas marciais e dos órgãos de segurança de Linhares e do Espírito Santo fizeram bonito na avenida ao retratar os projetos desenvolvidos pelo Município e que fazem parte da rotina da população linharense, além de mostrar as belezas naturais, a economia, o agronegócio, a história, a cultura, o turismo, dentre outros.

Ana Mikaele Silva Pires, estudou na Emef Samuel Batista Cruz, o Caic, no Interlagos, e já desfilou pela escola. Agora, a moradora do bairro Planalto, prestigia o evento. “O desfile cívico-escolar é muito interessante, pois aborda a cultura, as riquezas da nossa terra, e promove a união da comunidade e das famílias. Essa é uma forma de mostrar o amor à cidade também. Já participei como estudante e agora venho para prestigiar. Que essa tradição seja mantida sempre”, disse Ana Mikaele.

A secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, comentou a importância das pessoas vivenciarem este momento, em especial, os alunos e servidores das escolas. “O desfile representa um resgate à cidadania, aos valores e um espetáculo de amor à nossa querida Linhares. Parabéns a todos os envolvidos e às nossas escolas que com muito carinho e dedicação mostraram o sentimento de patriotismo nesta data histórica para nossa cidade”, frisou a secretária.

Ao longo da Rua Duque de Caxias, o público também pôde apreciar obras que retratam pontos turísticos da cidade, cultura e economia, produzidas pela diretora da Emef Professora Efigênia Sizenando, no Córrego Farias, Jânia Vieira da Silva Soprani, e pela professora do CMEFTI Palmital, Tânia Valena da Silva Noronha.

Se apresentaram na avenida:

– Banda Adventista;

– Banda Olímpio Bezerra;

– Banda Pabline Grobério Nali;

– Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Comuzzb;

– Banda Marcial Marília de Rezende;

– Banda Marcial Ilda da Conceição Machado;

– Fanfarra Julia de Carvalho Fischer;

– Ceim Valdir Gabriel Marim;

– Ceim Olga Bortot Molina;

– Ceim Pérpetua Maria dos Anjos;

– Ceim Adagmar Pinto Santos;

– Ceim Therezinha Durão Costa;

– Ceim Angelina Scandian;

– Emef Zeferino Batista Fiorot;

– Emef Professora Maria da Penha Pazito Ventura;

– Emef Angelo Recla;

– Emef Professora Efigênia Sizenando;

– Emef Jerônimo Monteiro;

– Emef Maria Souza Matias;

– Emef Samuel Batista Cruz;

– Emef Adelson Del Santo;

– CMEFTI Palmital;

– EMEFM Marília de R. S. Coutinho;

– Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli);

– Secretaria Municipal de Assistência Social;

– Secretaria Municipal de Esporte;

– Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

– Secretaria de Esportes, com o Projeto Talentos do Esporte;

– Capitania dos Portos

– Banda do 38º Batalhão de Infantaria do Exército;

– Pelotão do Exército;

– Tiro de Guerra;

– Polícia Militar;

– Corpo de Bombeiros;

– Polícia Penal;

– Guarda Civil Municipal/Preci;

– Agente Municipal de Trânsito;

– Desbravadores;

– Pestalozzi;

– Serlighes;

– Alvorada Linharense;

– Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello;

– Instituto Abequar;

– Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas;

– Ordem Estrela do Oriente;

– Ordem Demolay;

– Família Motoboy;

– Misses;

– Amigos do Fusca;

– Ciclistas;

– Motociclistas;

– Jipeiros;

– Fubica;

– Aventureiro.