Escola do bairro Shell recebe exposição de artista linharense

O Ceim Geny Ribeiro de Souza, no bairro Shell, recebeu a pintora linharense Lorena Araújo Conti que expôs suas telas, entre elas, que retratam o cacau, a igrejinha velha e a ponte sobre o rio Doce. Aos 36 anos, a artista, que tem déficit intelectual, abrilhantou o projeto “Ser diferente é normal”, desenvolvido pela escola com os alunos da Educação Especial. A atividade faz parte da programação que celebra os 223 anos de fundação de Linhares.

A mãe da pintora, Sandra Araújo Conti, disse que Lorena se encontrou na pintura por lhe trazer paz, relaxamento e alegria. “A pintura trouxe mais segurança e Lorena se sente realizada. O tema da exposição é “Tons de perseverança”, porque ela gosta do colorido e a perseverança pelo fato de desde 2007 fazer aulas com a Regina Massete, artista plástica linharense, e permanecer na pintura. Estou muito feliz, pois foi uma longa caminhada passando pela música e canto, por exemplo, e Lorena se encontrou na pintura, um talento que estava guardado e veio a aflorar”, comentou Sandra.

A diretora Evânia Cláudia Menelli e as pedagogas Aline Guasti e Lúcia Nazareth Almeida comentaram que a iniciativa, faz parte do projeto “Ser diferente é normal”, realizado desde o ano 2022 com os alunos da Educação Especial, junto aos monitores, estagiários e professora bilíngue da Educação Especial, para trabalhar a inclusão, além de mostrar às famílias dos 26 estudantes com deficiência, matriculados na unidade de ensino, e comunidade escolar que toda criança tem potencial quando ela é assistida e incentivada.

“A presença da Lorena, com suas obras, veio para enriquecer e sistematizar o olhar da escola, dos educandos e família, reforçando que toda criança tem suas habilidades e talentos, e que respeitando as particularidades de cada um conseguiremos evoluir e superar as limitações”, comentaram as educadoras.

Lorena doou duas telas para a escola realizar um sorteio entre os alunos, do turno matutino e vespertino da escola. A exposição segue até às 17 horas desta sexta-feira, dia 18.