Prefeitura divulga Plano Operacional da Segurança Pública para a Expolinhares

Haverá câmeras de alta resolução que conseguem dar visão de todos os pontos do parque de exposição

A Prefeitura de Linhares anunciou nesta terça-feira (15) como será a operação de segurança para garantir a tranquilidade para o público que for prestigiar a Expolinhares que vai celebrar os 223 anos de fundação de Linhares, de 18 a 22 de agosto, no Parque de Exposições, no bairro Interlagos. As informações são do secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones da Silva de Freitas Mattos.

Na entrada da Expolinhares haverá abordagem, impedindo a entrada de armas ou qualquer tipo de material que coloque em risco a segurança dos linharenses e turistas. Todas as pessoas que adentrarem a área de eventos serão revistadas, por isso é importante que as pessoas se atentem aos horários dos shows para evitar aglomeração na entrada.

Cerca de 200 policiais e agentes de segurança, em operação conjunta das Polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal, estarão de plantão, para dar mais tranquilidade aos visitantes. Além disso, cerca de 60 a 70 agentes da Guarda Civil municipal e trânsito irão contribuir com a segurança e trânsito no entorno do parque de exposições. 40 seguranças particulares atuarão em pontos estratégicos do Parque de Exposições, além de realizar uma revista rigorosa com detector de metais na entrada.

Outra ferramenta de segurança de extrema importância são 10 câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos do local da festa que estarão interligadas à Central de Inteligência que será montada no próprio Parque de Exposições e abrigará em um só lugar Polícias civil e militar, Corpo de bombeiros, guarda civil municipal e equipes de saúde. As câmeras conseguem mapear toda a área do evento e o entorno, principalmente a área de entrada.

Outra ação que será implementada para reforçar a segurança, são quatro postos elevados de observação, onde policiais militares e guardas civis municipais estarão posicionados para ter uma visão ampla da festa e agir de forma rápida em qualquer indício de ocorrência. Eles terão o auxílio da tecnologia, pois algumas câmeras foram posicionadas em frente aos palcos para dar mais dinamismo às ações, caso seja necessário. Essas câmeras conseguem monitorar e identificar qualquer movimentação atípica em meio ao público.

As ruas e avenidas no entorno do parque de exposições terão monitoramento contínuo com agentes de motocicleta que vão garantir a segurança de quem acessa o local.


De acordo com o secretário de Segurança Pública de Linhares, Coronel Jones Mattos, é um serviço muito semelhante ao que é executado no verão, que une prevenção, através dos postos de abordagem, monitoramento de imagens e comodidade no registro das ocorrências, caso haja algum tipo de delito.

“Realizamos reuniões entre os órgãos de segurança tanto do estado como da prefeitura. Vamos trabalhar integrados com todas as forças de segurança pública em todos os níveis, para proteger a população, para que as pessoas possam sair e retornar às suas casas de maneira segura”, esclarece o secretário.

Dicas de segurança

Para aumentar a segurança dos dias de Expolinhares, a secretaria municipal de Segurança dá algumas dicas para que a população esteja atenta e também auxilie na prevenção de crimes.

– Bebidas: Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e, se beber, não dirija;

– Carros: Evite estacionar em locais pouco iluminados e sem movimentação. Esteja alerta ao parar em cruzamentos durante à noite;

– Celulares: Falar ao celular enquanto caminha chama a atenção de possíveis infratores para o aparelho, que pode ser roubado, além de deixar as pessoas mais vulneráveis. É preciso tomar cuidado;

– Bolsas: Mulheres devem estar atentas às suas bolsas que podem ser furtadas ou mesmo cortadas. É preciso levar a bolsa à frente do corpo sempre a segurando;

– Carteiras: É importante ficar atento ao pagar por algum produto e deixar a carteira à vista. Também é importante evitar usar a carteira no bolso de trás da calça, o que facilita a retirada por um infrator;

– Crianças: É preciso ter atenção especial ao caminhar com crianças em lugares muito movimentados. Elas devem estar sempre de mãos dadas com um adulto responsável. Importante identificar a criança de alguma forma;

– Não se envolva em brigas e confusões. Se precisar de ajuda ou presenciar um crime, recorra às forças policiais.

Telefones de emergências
GM: 153
SAMU: 192
PM: 190
Defesa Civil: 199