Escola do Interlagos inaugura Espaço Sensorial, Jardim Terapêutico e Laboratório Vivo

O Ceim Ilidia Rosa de Almeida dos Santos, no bairro Interlagos, inaugurou três importantes espaços que contribuirão no aprendizado dos 280 estudantes matriculados: Espaço Sensorial, Jardim Terapêutico Sensorial e Laboratório Vivo. Na ocasião, foram expostas as atividades desenvolvidas no decorrer do 1º semestre deste ano no Projeto Rio Doce/Meio Ambiente e Interações, além de brincadeiras na Educação Infantil.

O Jardim Terapêutico Sensorial faz parte do contexto do trabalho pedagógico na Educação Infantil, voltado ao resgate da sustentabilidade. A novidade na escola incentivará as crianças a desenvolver os sentimentos de cuidado, valorização, conscientização, estímulo dos sentidos e coordenação motora, bem como outros campos de experiências, por meio de elementos como terra, água, sol, ar, plantas e bichos.

Já o Espaço Sensorial dispõe de uma série de elementos que servem para a criança brincar ao mesmo tempo em que desenvolve os sentidos, em especial o tato, aprendendo também conhecimentos referentes ao Currículo da Educação Infantil para crianças pequenas. Com mãos e pés, as crianças poderão sentir as diferentes texturas, materiais e formas.

O Laboratório Vivo conta com plantas medicinais e temperos. No espaço, os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades socioemocionais como o respeito, a cooperação, a responsabilidade e a consciência ambiental, por meio de atividades pedagógicas em um ambiente natural. A proposta promove também a participação das famílias, estabelecendo uma conexão entre escola e comunidade, por meio da doação de plantas da região onde a escola está localizada.

A diretora Flávia Loureiro Giuberti comentou a importância desses espaços na vida escolar dos alunos e no trabalho desenvolvido pelos professores. “Os espaços serão utilizados pelos professores para estimular os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) nas crianças, a valorizar o meio ambiente, incentivar a curiosidade, o encantamento, o questionamento e a interação das crianças da Educação Infantil em relação ao mundo físico e social, além da sensação de bem-estar”, comentou a diretora.