Avanço das obras de macrodrenagem transforma realidade no Centro de Linhares

Projeto de macrodrenagem visa solucionar alagamentos recorrentes e trazer segurança aos moradores

Moradores do centro de Linhares podem sonhar um futuro livre dos constantes alagamentos em período de fortes chuvas. É que as obras de macrodrenagem do Centro, que seguem avançando, vão proporcionar um ambiente mais seguro e confortável aos cidadãos.

A conclusão dessas obras representa um alívio para os moradores, que há anos enfrentam os desafios causados pelas chuvas intensas. O objetivo principal do projeto é evitar que os residentes que costumavam sofrer com alagamentos persistentes continuem a enfrentar esse problema.

Com um investimento total de R$30.104.360,48 provenientes dos recursos próprios da Prefeitura, o projeto se encontra atualmente com 44,72% de execução, trazendo consigo melhorias estruturais substanciais.

Diante da grandiosidade e complexidade do empreendimento, a Prefeitura de Linhares tem atuado de forma gradual, buscando minimizar ao máximo os transtornos causados durante a execução das obras. As intervenções estão concentradas em trechos específicos, onde ruas estão temporariamente fechadas para permitir as ações necessárias.

Atualmente, a prefeitura trabalha em três frentes para dar celeridade a obra. No primeiro trecho, estão interditadas partes das avenidas Nogueira da Gama, Comendador Rafael, e também entre das Ruas João Francisco Calmon e Augusto de Carvalho.

No segundo trecho, parte da avenida Rui Barbosa segue interditada. Já no terceiro, a avenida Comendador Rafael, no bairro Aviso, segue fechada devido a execução de um túnel-bala.

Inclusive dos destaques mais impressionantes do projeto é a abertura deste túnel, de dimensões imponentes, com extensão de 316 metros, largura de 2,20 metros e altura de 1,92 metros, o túnel foi construído pelo processo não destrutivo, permitindo seu atravessamento sob a Rodovia BR-101.

Esta obra estratégica desempenhará um papel fundamental no escoamento eficiente das águas pluviais, desviando a água da Avenida Venceslau Brás, no bairro Aviso, por exemplo, que há muito tempo sofre com problemas de alagamento.

Além da notável rede de drenagem, o projeto contempla a substituição integral da rede de esgoto, com extensão de 4.550 metros, e da rede de água, com 5.590 metros, em toda a área de influência do empreendimento, abrangendo também as ligações domiciliares. A revitalização das vias urbanas é outro benefício trazido pela Macrodrenagem do Centro. Mais de 80.000 metros quadrados de recapeamento asfáltico serão realizados, proporcionando um ambiente viário moderno e seguro para os cidadãos.

“Estamos trabalhando incansavelmente para garantir que essas melhorias sejam realizadas de forma eficiente e eficaz. Contamos com o apoio e compreensão de todos durante esse período de construção. As inconveniências temporárias que possam surgir serão recompensadas pelo benefício duradouro que essas obras trarão para os moradores do Centro que lutam contra o problema há anos.”, destacou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, João Cléber Bianchi.